ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Cade manda suspender exclusividade do BB para consignados a servidores

Marta Ferreira | 01/09/2011 11:35

O Banco Central já havia decidido, em janeiro, que nenhuma instituição financeira ter exclusividade para realizar empréstimos consignados a servidores, com ocorre no Governo de Mato Grosso do Sul, com o Banco do Brasil. Agora, o mesmo entendimento foi adotado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), em processo movido pela Fesempre (Federação Interestadual dos Servidores Públicos do Acre, Alagoas, Amapa e outros).

A diferença é que, enquanto o BC disse que os contratos já assinados deveriam continuar como estão, o Cade determinou que a exclusividade deve parar desde já.

Em Mato Grosso do Sul, o assunto é polêmica desde que, no ano passado, o Governo do Estado decretou que os servidores não poderiam fazer empréstimos em outros bancos que não o BB. Há várias ações na Justiça tentando quebrar o monopólio, que perdura.

Pela regra determinada pelo Banco Central, a mudança em Mato Grosso do Sul só ocorreria em 2014, quando vence o contrato firmado com o Banco do Brasil em 2008. À época, a instituição pagou R$ 157 milhões para gerenciar a folha de pagamento, com direito à exclusividade do lucrativo negócio de emprestar dinheiro aos servidores com pagamento garantido, direto na folha.

Provocado pela Fesempre, o Cade entendeu, em sessão realizada ontem, que a exclusividade não deve ser mantida, por prejudicar a livre concorrência.

O órgão também decidiu abrir investigação contra o Banco do Brasil para apurar irregularidades nos contratos.

A Superintendência do Banco em Mato Grosso do Sul informou que ainda não recebeu um posicionamento oficial da direção geral, em Brasília, sobre o assunto.

Nos siga no Google Notícias