ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Comerciantes apresentam proposta de redução de ICMS de 17% para 10,5%

Renata Volpe Haddad | 14/05/2015 20:00
Varejistas querem que MS adote modelo de MT para que setor possa crescer na economia. (Foto:Divulgação/ Chico Ribeiro)
Varejistas querem que MS adote modelo de MT para que setor possa crescer na economia. (Foto:Divulgação/ Chico Ribeiro)

Representantes do setor varejista de materiais de construção reivindicam a redução do ICMS em Mato Grosso do Sul. Eles querem que o imposto passe de 17% para 10,5%. Na tarde de hoje foi feita uma reunião com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), para que o Estado adote a mesma medida que Mato Grosso, reduzindo a carga tributária para que o setor possa apresentar resultados positivos para a economia.

De acordo com o governador, o momento é de realizar um estudo do impacto que uma redução nesse segmento poderia causar na arrecadação do Estado. “Estamos em um momento de retração da economia, ou seja, diminuição das vendas e consequentemente dos impostos, e já assumimos compromissos como baixar o ICMS do diesel de 17% para 12%, o que já é difícil para o governo abrir mão de R$ 160 milhões na arrecadação”, explicou.

Conforme Azambuja outro setor que está sendo analisado é o da energia elétrica, onde cogita-se abolir o ICMS da bandeira tarifária. “Também tem o acordo de unificação de alíquotas, que em breve deveremos ter uma resposta. Então ficará a cargo do secretário de Fazenda realizar o desenho desse pedido, ver qual o impacto e as possibilidades para a economia de Mato Grosso do Sul”, avaliou.

Segundo o governo estadual, atualmente o ICMS praticado sobre materiais de construção e similares é de 16% a 17% e de acordo com o presidente do Sindiconstru (Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção de Campo Grande) e da Acomac/MS (Associação do Comércio Varejista de Materiais de Construção), Fabiano José Lopes, o pleito é que seja reduzido para 6,5%. “Acreditamos que foi uma primeira conversa positiva, vimos que o governador está disposto a ouvir e avaliar realmente a viabilidade do nosso pedido”, ressaltou.

Nos siga no Google Notícias