ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

De olho na geração de empregos, MS quer atrair mais fábricas de calçados

Estado hoje hospeda cinco indústrias do segmento, a maioria delas instaladas na região do Bolsão

Jones Mário e Fernanda Palheta | 16/06/2019 11:15
Cláudia Souza administra loja de confecções em Bodoquena. (Foto: Fernanda Palheta)
Cláudia Souza administra loja de confecções em Bodoquena. (Foto: Fernanda Palheta)

O governo do Estado quer seduzir novos interessados na instalação de indústrias de calçados em Mato Grosso do Sul. Para o titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, as fábricas do setor demandam pouco investimento, mas promovem alta geração de empregos.

“O Estado continua fazendo atração de indústrias para cá e as empresas de calçados são fundamentais. O investimento para abrir é positivo quando você coloca em balanço com a geração de empregos, que é alta, porque precisa de mão de obra”, disse hoje, durante abertura da 9ª Feicc-MS (Feira de Calçados, Couros e Acessórios de Mato Grosso do Sul), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande.

Hoje, Mato Grosso do Sul hospeda cinco indústrias do segmento, a maioria delas instaladas na região do Bolsão devido à proximidade com São Paulo, principal mercado comprador. Três Lagoas comporta unidades da Klin e da World Color, enquanto Paranaíba tem as plantas da Pé Com Pé e da Pampili. Já no Sul do Estado, Dourados conta com a fábrica da Smith Brothers.

Os incentivos fiscais formam o principal atrativo do Estado para trazer investidores. Conforme Verruck, a Pé Com Pé foi contemplada com o benefício na semana passada.

Segundo o Sindical/MS (Sindicato das Indústrias de Calçados de Mato Grosso do Sul), o setor emprega aproximadamente mil pessoas. De acordo com o presidente da entidade, João Batista de Camargo Filho, a Feicc é realizada há quatro anos e meio e oferece oportunidade de atrair mais empreendimentos. “No decorrer desses anos, algumas indústrias já vieram”.

A feira concentra 62 fábricas e 170 marcas, oportunidade para lojistas como Cláudia Souza, que administra loja de confecções em Bodoquena há 15 anos e frequenta o evento pela terceira vez. “Aqui consigo ver, comparar as coleções e têm boas vantagens de preço e condições de prazo”.

A Feicc segue até terça-feira e prevê movimentar cerca de R$ 15,5 milhões. Os portões são abertos sempre às 8h e fechados às 19h. A entrada é gratuita.

João Batista de Camargo Filho, do Sindical/MS, e Jaime Verruck, titular da Semagro, durante abertura da Feicc-MS (Foto: Marina Pacheco)
João Batista de Camargo Filho, do Sindical/MS, e Jaime Verruck, titular da Semagro, durante abertura da Feicc-MS (Foto: Marina Pacheco)
Nos siga no Google Notícias