A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

01/12/2012 12:32

Décimo terceiro tem destino definido para campo-grandenses

Mariana Lopes
Expectativa é de aumento de 9% nas vendas em relação ao final do ano passado (Foto: Pedro Peralta)Expectativa é de aumento de 9% nas vendas em relação ao final do ano passado (Foto: Pedro Peralta)

A maioria dos trabalhadores recebeu a primeira parcela do 13º nesta sexta-feira (30), e para os campo-grandenses, o dinheiro extra de final de ano já está com a destinação definida. Enquanto alguns investem em bens materiais, outros terão que usar o valor para colocar as contas em dia.

O operador de caixa Bruno Silva Novaes, 23 anos, já está com metade do 13º em mãos, mas vai aguardar o restante para juntar a outras economias que fez durante o ano e quitar o carro. “É um investimento, um dinheiro que não vou perder”, pontuou.

Cuidadosa com o orçamento doméstico, a pedagoga Maria Rita Faria Mendes, 38 anos, afirma que ela e o marido vão usar as reservas deste ano para pagar as contas, e o 13º vai investir integralmente na compra de um terreno. “Gerenciamos bem nossos salários, para não ter aperto no final do ano”, explica.

O 13º da professora Eva Maria Paulino, 37 anos, vai todo para colocar as dívidas em dia e pagar os impostos do início do ano. “Às vezes dá para fazer uma economia e guardar um dinheirinho, mas geralmente é sempre assim, vai tudo em contas”, desabafa a educadora.

Movimento no comércio – Com o recebimento do 13º, quem ganha também são os comerciantes. Dezembro chegou e para os lojistas isso significa aumento nas vendas. De acordo com o vice-presidente da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Carlos Nishikawa, a expectativa é de que suba pelo menos 9% em relação ao final do ano passado.

Maria Rita irá investir o 13º na compra de um terreno (Foto: Pedro Peralta)Maria Rita irá investir o 13º na compra de um terreno (Foto: Pedro Peralta)

“Em 2010 as vendas foram muito boas, e em 2011 despencaram, tivemos uma crise. Esse ano ainda foi difícil para o comércio, mas agora esperamos alavancar e recuperar as vendas”, explica Carlos. Na manhã de hoje, durante evento no centro de Campo Grande, o governador do Estado, ANdré Puccinelli, anunciou que o 13º dos funcionários públicos estaduais será antecipado, a pedido da CDL, para contribuir com o movimento no comércio.

Otimista, o gerente da @Zero, Willian Aguilera, diz que depois dos dois últimos meses com as vendas fracas, a expectativa é de que o comércio tenha uma reviravolta neste final de ano. “Esperamos aumentar uns 30% em relação aos meses anteriores. Dezembro já chegou com cara de dezembro, dá para sentir pelo movimento de hoje, se comparado ao do final de semana anterior”, disse, animado.

Quem também está com boa expectativa é a proprietária da loja Cia da Moda, Maria Regina Vieira de Carvalho. “Dezembro é um mês de festa, vendemos muito bem”, diz.

Embora ela também concorde que 2012 não foi um dos melhores anos para o comércio, ela confia que o último mês do calendário traga muitas compras. “Durante o ano todo há os picos, mas dezembro é dezembro, sempre melhora”, confia.

Procon da Capital abre campanha para orientar comércio e consumidor no Natal
O Procon (Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor) de Campo Grande dá início nesta segunda-feira (18) a uma semana de orientação e atendimen...
Os limites do “desculpe, seu score está baixo”
Imagine a seguinte situação. Você está navegando em uma grande loja de comércio eletrônico e escolhe um novo celular para compra. Na hora do pagament...
Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions