ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Dourados lança na Associação Comercial encontro de piscicultura

Edmir Conceição | 10/08/2011 16:59

O lançamento aconteceu em Roda Empresarial com a presença dos parceiros promotores do evento e de vários empresários.

Foi lançado nesta quarta-feira (10) o II Encontro de Piscicultores do Mato Grosso do Sul, que acontece de 15 a 17 de setembro no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados. O lançamento aconteceu na Roda Empresarial da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), com a presença dos parceiros promotores do evento e de vários empresários.

“O encontro será o grande ambiente tecnológico voltado para o produtor rural”, afirmou Aline Brum, diretora do Projeto Pacu, um dos parceiros do evento. Segundo ela, 10 grandes especialistas em piscicultura estarão em Dourados para falar a um público de pelo menos 400 participantes entre produtores, técnicos e estudantes.

Para a secretária municipal de Agricultura, Indústria e Comércio Neire Colman, é muito importante para a região de Dourados, onde a piscicultura avança bastante, sediar um evento desta magnitude. Destacou ainda o fato de Clarindo Gimenes, diretor na prefeitura, ter assumido a coordenação da Câmara Setorial da Piscicultura no Estado e ressaltou a disposição do prefeito Murilo Zauith em apoiar o setor.

O vice-presidente da MSPeixe, Ademar Ferreira, afirmou que a piscicultura é um segmento que dará muito resultado. Ele ressaltou que há alguns gargalos ainda a vencer, como a logística para colocar a produção no mercado. Mas o frigorífico que está sendo construído em Dourados com recursos federais e contrapartida da prefeitura ajuda bastante, segundo ele. O encontro é muito importante para difundir mais tecnologia na região, na opinião de Ademar.

Entre os pesquisadores renomados que estarão no encontro de Dourados estão João Scorvo do Instituto da Pesca de São Paulo, Ricardo Ribeiro da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e André Camargo da Escama Forte. Os participantes terão informações tecnológicas de ponta sobre manejo, alimentação, saúde animal e produção do pescado.

Além disso, segundo o Coordenador da Câmara Setorial da Piscicultura Clarindo Gimenes, haverá troca de experiências entre os participantes e visitas técnicas a piscicultores da região. “É uma oportunidade também de negócios e aumentar a rede de contato”, explica Clarindo.

São parceiros na promoção do encontro a Prefeitura de Dourados, Câmara Setorial da Piscicultura de MS, MSPeixe, Embrapa, UFGD, Sebrae/MS, Famasul, Fundação de Turismo, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura), Seprotur, Assossipisco, Agraer, Sindicato Rural de Dourados, Aquabrasil e Projeto Pacu.

(Com informações da assessoria da Prefeitura de Dourados)

Nos siga no Google Notícias