ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Empresas de setor de serviços de MS registram queda de 14,6% neste ano

Retração é a maior de toda série histórica do IBGE, iniciada em 2012

Osvaldo Júnior | 14/06/2017 14:34
Serviços, como de beleza, apresentam baixo movimento (Foto: Arquivo)
Serviços, como de beleza, apresentam baixo movimento (Foto: Arquivo)

A economia desaquecida derrubou o movimento das empresas do setor de serviços de Mato Grosso do Sul para o menor patamar em seis anos. No acumulado de 2017 (até abril), o volume de serviços prestados caiu 14,6% em relação a igual período de 2016, conforme a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), divulgada nesta quarta-feira (dia 14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O setor de serviços do Estado vem apresentando retrações há três anos, mas, em 2017, a situação tem sido mais crítica. A variação acumulada, de -14,6%, é a terceira negativa (no acumulado de um ano, encerrando-se em abril), mas está muito abaixo das dos anos anteriores: em 2016, foi de -1,7% e, em 2015, de -1,5%. O resultado deste ano é o menor da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012.

Em se tratando apenas de abril, a variação, neste ano, foi de -13,4%, também a menor para o mês em toda série histórica. Com o resultado de abril, o setor de serviços de Mato Grosso do Sul completa 14 meses com quedas consecutivas no movimento.

Receita – Com inflação com variações relativamente baixas e com o movimento fraco, a receita das empresas de serviços do Estado também tem caído. Em abril, a redução foi de 9,4%, o primeiro resultado negativo para este mês na série histórica. No acumulado do ano, a variação foi de -9,5/5, também a primeira queda desde 2012.

País – Na média nacional, o setor de serviços cresceu 1,0% no volume de serviços prestados em abril na comparação com o mês anterior. Em relação a igual mês do ano passado, o setor contabilizou retração de 5,6%, a maior para o o período na série histórica. Com esses resultados, a taxa acumulada no ano ficou em -4,9% e, em 12 meses, -5,0%.

Nos siga no Google Notícias