A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

05/07/2012 10:52

Estrutura e legislação dificultam cobrar dívida, dizem procuradores

Aline dos Santos

O Tribunal de Contas fez ressalva sobre o fraco desempenho para reaver valores

A Aprems (Associação de Procuradores de Mato Grosso do Sul) divulgou nota isentando os procuradores estaduais de falhas para reaver a dívida ativa, que chega a R$ 3,8 bilhões, e cobrando melhor condições de trabalho para a categoria.

Ao aprovar as contas do governo, o TCE/MS (Tribunal de Contas) fez ressalva sobre o fraco desempenho para reaver a dívida ativa, que corresponde ao valor não pago pelos contribuintes ao Estado. Conforme a associação, o trabalho dos procuradores esbarra em diversos problemas.

Conforme a nota, além dos obstáculos legais, como a insuficiência de normas prevendo mecanismos adequados para a localização de bens dos devedores, os procuradores enfrentam, ainda, as condições inadequadas para realizarem suas atividades.

“Os equipamentos de informática são obsoletos e os procuradores não têm um quadro de apoio próprio, por exemplo, o que dificulta ainda mais a pesquisa de bens ou a identificação de fraudes, providências fundamentais para o sucesso de uma execução”, informa a nota. Uma proposta de melhorias deve ser encaminhada ao governo do Estado.

Após a ressalva do TCE, o governador André Puccinelli (PMDB) pediu que fossem definidas regras para definir a parte da dívida já considerada podre, ou seja, irrecuperável. O objetivo é dar baixa nesses débitos. Em 2011, o cancelamento da dívida foi de apenas R$ 46.108.730. Em seguida, o Tribunal de Contas informou que cabe ao Estado avaliar a dívida.

Presidente do TCE diz responsável por avaliar dívida podre é o Poder Executivo
O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Cícero Antonio de Souza, explicou na última quarta-feira (6), durante se...
Após pedido do governador, TCE afirma que analisa dívida podre de MS
Após o governador André Puccinelli (PMDB) indicar que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) deveria definir regras para que a parte da dívida já co...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions