ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  22    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Expedição parte do Paraguai rumo a “cidade irmã” de Campo Grande, na Argentina

Com imprevistos no caminho, grupo vai percorrer aproximadamente mil quilômetros até San Salvador de Jujuy

Por Jhefferson Gamarra e Paulo Cruz, de Mariscal Estigarribia | 26/11/2023 09:33
Participantes da expedição acordou bem cedo para voltar a estrada (Foto: Paulo Cruz)
Participantes da expedição acordou bem cedo para voltar a estrada (Foto: Paulo Cruz)

Grupo que integra a 3ª Expedição da Rila (Rota de Integração Latino-Americana) acordou bem cedinho neste domingo (26) para voltar a estrada rumo à Argentina. Empresários e demais participantes da expedição pernoitaram em Loma Plata, no coração do Chaco Paraguaio, região semiárida do país vizinho, dentro do Departamento de Boquerón.

Partindo de Loma Plata, o grupo avançou 112 quilômetros em direção a Mariscal José Félix Estigarribia, ainda no território paraguaio. Lá, planejava acessar a estrada ‘Picada 500’ integrante da Rota Bioceânica, que ainda está em construção, porém, foram obrigados a desviar devido aos danos provocados pela chuva recente na região. Esse desvio acrescentou aproximadamente 80 quilômetros ao percurso original.

Grupo foi obrigado a desviar o caminho devido a condições de obras na estrada "Picada 500" (Foto: Paulo Cruz)
Grupo foi obrigado a desviar o caminho devido a condições de obras na estrada "Picada 500" (Foto: Paulo Cruz)

A previsão deste domingo é percorrer quase 1.000 quilômetros, alcançando solo argentino na cidade de San Salvador de Jujuy, "cidade-irmã" oficial de Campo Grande. Reconhecida por sua rica e diversificada cultura, é um dos principais pontos turísticos ao longo da Rota Bioceânica.

San Salvador de Jujuy oferece aos visitantes vasta seleção de atividades e destinos turísticos para todos os gostos e orçamentos. Situada em uma região cercada por montanhas e florestas, é um destino ideal para entusiastas do ecoturismo e da aventura.

As estações ideais para visitar San Salvador de Jujuy são a primavera e o outono, quando as temperaturas diurnas ficam em torno de 20°C. No verão, as temperaturas podem facilmente ultrapassar os 30°C, enquanto no inverno, chegam perto de 0°C durante a noite.

Dentre os principais pontos turísticos da cidade "irmã" de Campo Grande, destaca-se o Parque Nacional Calilegua, famoso por suas trilhas para caminhadas, cachoeiras e lagos. Outra atração é a Garganta del Diablo, um desfiladeiro com um caminho de pedra que leva a uma queda d'água impressionante. Para os interessados em atividades culturais, os museus da cidade, como o Museu de Arte Sacra e o Museu Arqueológico Provincia, oferecem experiências enriquecedoras. Além disso, a cidade possui áreas históricas e religiosas, como a arborizada Plaza Belgrano e a imponente Catedral de San Salvador de Jujuy.

A designação de Campo Grande como "cidade-irmã" de San Salvador de Jujuy, na Argentina, foi estabelecida pela lei 6.819, publicada em abril de 2022 pela prefeitura de Campo Grande. Esta medida visa promover relações econômicas, sociais, culturais e outros laços de amizade, solidariedade, intercâmbio e cooperação entre as populações, atores econômicos e governos das duas cidades, impulsionada pela realização da Rota Bioceânica.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias