ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Governo e empresários discutem instalação de porto seco

Osvaldo Júnior | 28/11/2017 13:48

Representantes do governo e dos empresários da indústria de Mato Grosso do Sul discutem nesta quarta-feira (29) estratégias de instalação de EADI (Estação Aduaneira Interior), ou porto seco, no município e divulgação do Fadefe (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e de Equilíbrio Fiscal do Estado), cujo prazo de adesão pelo empresário termina no próximo dia 15 de dezembro. O encontro está agendado para as 15h.

Participam da reunião o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, o prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro, e vereadores do município. 

de reunião em Três Lagoas, município a 338 quilômetros de Campo Grande. No encontro, que está agendado para as 15h, serão avançadas estratégias de instalação do porto seco no município e divulgação do Fadefe (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e de Equilíbrio Fiscal do Estado), cujo prazo de adesão pelo empresário termina no próximo dia 15 de dezembro.

O estudo de viabilidade do porto seco em Três Lagoas já foi concluído pela Receita Federal e há empresas interessadas em participar do processo licitatório. Uma das vantagens de instalar de um porto seco no município é a rapidez no processo de desembaraçamento aduaneiro das operações de exportação e importação.

“Até que enfim daremos um ponto final neste assunto, que, acredito, será uma realidade a partir do próximo ano com a definição das estratégias de instalação deste porto seco, tão sonhado pelos empresários e pela população de Três Lagoas”, avaliou o presidente da Fiems sobre o avanço nas tratativas do tema.

Com o uso dos portos secos, as mercadorias exportadas já chegam aos portos marítimos prontas para o embarque, enquanto no caso das importações pode-se tirar as mercadorias dos portos marítimos mais cedo, onde a armazenagem custa substancialmente mais caro.

Fadefe – Às 18h, na área empresarial do Novo Sesi de Três Lagoas, Longen, Jaime Verruck e Cláudio Mendonça participam de encontro com empresários para tratar sobre a adesão ao Fadefe, o que permitirá que as empresas tenham os benefícios fiscais convalidados ou repactuados pelo Governo do Estado.

“Entendo que será um grande encontro, quando teremos a oportunidade de discutir investimentos que o setor privado irá fazer nos próximos anos. São ações importantes, em parceria com a prefeitura de Três Lagoas, Câmara Municipal, Governo do Estado, Fiems e Sebrae”, reforçou o presidente da Fiems.

Nos siga no Google Notícias