A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017

30/09/2014 14:47

Intenção de consumo das famílias tem redução de 10% em doze meses

Priscilla Peres
Queda na intenção do consumo se reflete no comércio da Capital. (Foto: Marcelo Victor)Queda na intenção do consumo se reflete no comércio da Capital. (Foto: Marcelo Victor)

A Intenção de Consumo das Famílias de Campo Grande caiu 10% no último ano, passando de 135,9 em setembro de 2013 para 121,9 no mesmo mês de 2014. Conforme o relatório de ICF de setembro a queda é maior para a categoria que abrange a população com renda acima de 10 salários mínimos e chega a 24% enquanto que para quem recebe até 10 salários mínimos, a redução no período é de 8%.

Apesar da queda acentuada da intenção de consumo entre as famílias com renda superior a 10 salário mínimos, a categoria apresenta níveis maiores que a outra. Em setembro de 2013 o índice era de 159 um ano depois é de 127,8, enquanto que para renda menor de 10 salários o nível em setembro deste ano é de 120,7.

De acordo com a superintendente do IPF (Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS), Regiane Dede, em períodos sazonais como janeiro o índice cai para as duas categorias. "A queda não é exatamente proporcional, mas é significativa. Porém para quem ganha mais de 10 salários sempre o consumo vai estar mais alto", explica.

Em relação a renda familiar, a categoria de até 10 sm 60% diz ter melhorado 60% e piorado 17,3%, enquanto que para quem recebe mais de 10 sm o índice melhorou para 65,6% e piorou para 17,7%. Quanto ao consumo, 47,9% da categoria mais de 10 sm, afirma estar comprando mais enquanto que para quem recebe até 10 sm, 36,3% dizem que aumentaram as compras.

Regiane destaca que o relatório mostra o comportamento do consumidor e isso é importante para os empresários. "Muitas vezes as empresas tem a percepção de que o comércio não vendeu bem e comprova esse desempenho com o relatório. No geral o consumidor não esta propenso a comprar em nenhuma categoria", destaca a economista.

Agências do BB abrirão uma hora mais cedo para saques do Pasep
As pessoas com mais de 70 anos beneficiadas com o saque das cotas do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) poderão ir mais c...
Águas Guariroba consta pela 2ª vez entre 150 melhores para se trabalhar no País
Pela segunda vez, a concessionária Águas Guariroba, responsável pelo saneamento básico em Campo Grande, está relacionada entre as 150 melhores  empre...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions