A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 23 de Junho de 2018

30/09/2014 14:47

Intenção de consumo das famílias tem redução de 10% em doze meses

Priscilla Peres
Queda na intenção do consumo se reflete no comércio da Capital. (Foto: Marcelo Victor)Queda na intenção do consumo se reflete no comércio da Capital. (Foto: Marcelo Victor)

A Intenção de Consumo das Famílias de Campo Grande caiu 10% no último ano, passando de 135,9 em setembro de 2013 para 121,9 no mesmo mês de 2014. Conforme o relatório de ICF de setembro a queda é maior para a categoria que abrange a população com renda acima de 10 salários mínimos e chega a 24% enquanto que para quem recebe até 10 salários mínimos, a redução no período é de 8%.

Apesar da queda acentuada da intenção de consumo entre as famílias com renda superior a 10 salário mínimos, a categoria apresenta níveis maiores que a outra. Em setembro de 2013 o índice era de 159 um ano depois é de 127,8, enquanto que para renda menor de 10 salários o nível em setembro deste ano é de 120,7.

De acordo com a superintendente do IPF (Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS), Regiane Dede, em períodos sazonais como janeiro o índice cai para as duas categorias. "A queda não é exatamente proporcional, mas é significativa. Porém para quem ganha mais de 10 salários sempre o consumo vai estar mais alto", explica.

Em relação a renda familiar, a categoria de até 10 sm 60% diz ter melhorado 60% e piorado 17,3%, enquanto que para quem recebe mais de 10 sm o índice melhorou para 65,6% e piorou para 17,7%. Quanto ao consumo, 47,9% da categoria mais de 10 sm, afirma estar comprando mais enquanto que para quem recebe até 10 sm, 36,3% dizem que aumentaram as compras.

Regiane destaca que o relatório mostra o comportamento do consumidor e isso é importante para os empresários. "Muitas vezes as empresas tem a percepção de que o comércio não vendeu bem e comprova esse desempenho com o relatório. No geral o consumidor não esta propenso a comprar em nenhuma categoria", destaca a economista.

Dia de tentar ficar milionário: loterias sorteiam R$ 168 milhões hoje
A Mega-Sena pode pagar, neste sábado (dia 23), R$ 38 milhões para quem acertar as seis dezenas. O prêmio está acumulado há seis rodadas e o sorteio e...
Hub aéreo no nordeste avança segundo companhia
O número de voos entre Fortaleza e a Europa deve aumentar em breve indicou a companhia aérea KLM junto de sua sócia francesa, a Air France. A ideia s...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions