ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Mato Grosso do Sul já tem mais de 72 mil empreendedores individuais

Priscilla Peres | 12/04/2015 11:28

Mato Grosso do Sul tem 72.743 Meis (Microempreendedores individuais), conforme dados da Receita Federal. O número está próximo de superar o total de micro e pequenas empresas no Estado, que somam 75.082, de acordo com o último levantamento do Anuário do Trabalho (Sebrae/Dieese).

Quase metade deles (30.632) estão em Campo Grande e os demais, divididos nas principais cidades, como Dourados, com 5.977, Três Lagoas (3.332), Corumbá (2.158) e Ponta Porã (1.671). Se comparado ao mesmo período do ano passado, o número de microempreendedores individuais em atividade nestes municípios cresceu de 15% a 25%, dependendo de cada cidade.

As categorias que dominam os pedidos de formalização no estado são: comércio varejista de assessórios de vestuário; empreendimentos do segmento da beleza (salão cabeleireiro, estética, manicura e pedicura); bares, adegas, choperias, casas de lanches e de sucos; mercearias, armazéns e minimercados; e serviços de alvenaria.

O microempreendedor individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para se enquadrar na atividade, é necessário faturar no máximo média de R$ 5 mil por mês; ou seja, caso a pessoa tenha se formalizado no início de março, por exemplo, poderá ao final do ano ter movimentado R$ 50 mil neste período de dez meses de atividade até dezembro.

Semana do MEI - Para promover a formalização de microempreendedores individuais em Mato Grosso do Sul e ainda capacitar aqueles que já estão em atividade, o Sebrae realiza de segunda a sexta-feira, 13 a 17 de abril, a Semana do MEI, que conta com mais de 70 atividades gratuitas em Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Ponta Porã, Coxim, Bandeirantes, Paraíso das Águas, Alcinópolis, Rio Negro e São Gabriel do Oeste.

As inscrições são gratuitas (exceto uma palestra no município de Coxim) e podem ser feitas no momento de cada evento. A programação completa, com oficinas de gestão, palestras e atendimento coletivo para solucionar as principais dúvidas do público, encontra-se disponível no site www.ms.sebrae.com.br. Outras informações: 0800 570 0800.

Nos siga no Google Notícias