ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Mato Grosso do Sul registra recorde na produção de carvão vegetal

Edmir Conceição | 07/10/2011 16:28
Parte da produção é desdtinada à pela siderúrgica Vetorial Siderurgia, com bases em Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Corumbá e Campo Grande.
Parte da produção é desdtinada à pela siderúrgica Vetorial Siderurgia, com bases em Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Corumbá e Campo Grande.

Os produtores de carvão vegetal de Mato Grosso do Sul tem muito a comemorar com sua produção, para o início do último trimestre do ano de 2011. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias e dos Produtores de carvão vegetal do Estado, o SindiCarv, o mês de setembro foi muito produtivo, produzindo mais de 120 mil metros de carvão vegetal, consumidos pela siderúrgica Vetorial Siderurgia, com bases em Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Corumbá e Campo Grande.

Essa meta, para os produtores de carvão vai muito além de números, e sim um fato que representa como o setor se recuperou da crise nos últimos anos e que a atividade está cada vez mais em crescimento. “Nos últimos três anos, o setor passou pela crise financeira e continuou firme mesmo com alguns problemas, pois sempre acreditamos no potencial que o carvão tem isso também se dá ao apoio do governo do Estado que contribuiu com redução de taxas, a TMF, por exemplo, e outras ações de incentivo a produção, isso foi determinante para que hoje, nossa atividade esteja batendo recordes de produção no ano, não podemos deixar de destacar a força que os produtores unidos têm, hoje o setor se mantêm e está em plena recuperação”, comemora Marcos Brito, presidente do Sindicato.

Além do momento econômico não favorecer em algumas situações, outro grande problema era o embargo de caminhões, problemas de transporte, além de multas consideradas injustas pelos produtores, emitidas pelos órgãos fiscalizadores, colocando o carvão vegetal como produto de substância perigosa, (onde foi confirmado não ser produto de combustão espontânea), porém, em cima de muitas reuniões, protestos, pedidos de apoio político para melhorar a situação dos produtores, as solicitações foram sendo conquistadas pouco a pouco, motivo que comprova o crescimento da atividade de carvão vegetal.

Com metas cumpridas e o setor de carvão vegetal cada vez mais em crescimento, o governador André Puccinelli, demonstra sua satisfação pelo apoio oferecido aos produtores. “O objetivo do desempenho em contribuir com o setor de carvão vegetal é justamente para que ele cresça ainda mais, e eu falo de números, o governo apoia porque acredita, a redução da TMF foi um divisor de águas para o crescimento, e o que o setor precisar com certeza estaremos a disposição no que pudermos fazer, o importante é o Estado crescendo e se desenvolvendo para o Brasil”, destaca o governador. A meta é produzir mais de 200 mil metros de carvão vegetal até o fim de 2011.

Nos siga no Google Notícias