ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Preço do conversor para TV digital já acumula queda de 84%

Marta Ferreira | 29/12/2010 13:23

Desde que foi lançado o primeiro sinal de TV digital, em 2007, o valor do preço do conversor registrou uma queda de 84%. Na época, segundo nota divulgada hoje (29) pelo Ministério das Comunicações, o custo do aparelho superava R$ 1 mil. Atualmente, é possível encontrar conversores a um custo de R$ 200.

De acordo com a nota, o país deve fechar 2010 com um balanço de mais de seis milhões de aparelhos de TV produzidos já com o conversor digital integrado. A expectativa é de que esse número aumente em 2011, pois o governo tornou obrigatória a adaptação de todos os aparelhos novos com tela igual ou superior a 26 polegadas. Antes, essa obrigação abrangia apenas os aparelhos cuja tela era de 32 polegadas ou mais.

Para o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, a estimativa é de que, em 2012, praticamente 100% dos televisores produzidos no Brasil sejam aparelhos integrados, com a capacidade de fazer a recepção digital.

O sinal digital já está disponível para cerca de 90 milhões de pessoas em 425 municípios de todas as unidades federativas do país. A digitalização completa está prevista para 2016, ano em que está previsto o desligamento do sinal analógico.

Nos siga no Google Notícias