ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Produção industrial cresce em março, mas setor reclama de queda em lucros

Caroline Maldonado | 25/04/2016 09:25
Empresários da indústria reclamam de dificuldade de acesso ao crédito, redução na demanda interna e queda nos lucros (Foto: Divulgação/Fiems)
Empresários da indústria reclamam de dificuldade de acesso ao crédito, redução na demanda interna e queda nos lucros (Foto: Divulgação/Fiems)

O índice de evolução da produção industrial subiu em março, conforme pesquisa realizada pela Fiems (Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul). Esse foi o segundo mês consecutivo de alta. O índice passou de 43,5 de fevereiro para 47,7, no último levantamento.

Apesar de aumento na produção, os empresários revelaram certa preocupação com relação aos próximos meses. Eles alegam que tiveram redução nos lucros e dificuldades na obtenção de crédito. Para 51% dos que responderam à pesquisa, a utilização da capacidade instalada ficou abaixo do comum em março. 

“O índice ficou em 37 pontos em março e segue muito abaixo do patamar considerado adequado para o período, que é alcançado quando o indicador se situa em torno dos 50 pontos”, comentou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende.

No 1º trimestre deste ano, 59,3% dos empresários industriais consideraram ruim a margem de lucro operacional obtida no período. O acesso ao crédito foi considerado difícil por 62,1% dos empresários. Para 51,9% deles, a situação financeira geral da empresa foi ruim. Além disso, 57,3% responderam que houve aumento dos preços das matérias-primas.

Perspectivas - Na avaliação do economista, uma série de fatores contribuem para o pessimismo dos empresários, mesmo frente ao índice positivo da produção em março. Ele aponta como impasses a carga tributária, inadimplência dos clientes, demanda interna insuficiente, falta ou alto custo de energia, falta ou alto custo da matéria-prima, falta de capital de giro e as taxas de juros elevadas.

Conforme a pesquisa, o ICEI/MS (Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul) voltou a cair, em abril deste ano. Esse foi o 21º mês consecutivo com o resultado abaixo dos 50 pontos.

Para 89,1% dos entrevistados, as condições atuais da economia brasileira pioraram. Com relação as condições financeiras do Estado, 79,3% disseram que também percebem piora. A pesquisa revela que 71% dos empresários industriais do Estado não pretendem investir nos próximos seis meses.

“O industrial sul-mato-grossense segue pouco confiante em relação aos investimentos, com o indicador de intenção de investimento marcando 38,8 pontos, recuo de 11,6% sobre igual mês do ano passado”, disse Ezequiel.

Nos siga no Google Notícias