A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017

10/03/2017 07:26

Público faz fila na Caixa para sacar FGTS desde o início da manhã

Principais objetivos do uso do valor são pagar contas, ajudar família e comprar celular

Elci Holsback e Renata Volpe Haddad
Fila iniciou antes das 6h (Foto: Renata Volpe Haddad)Fila iniciou antes das 6h (Foto: Renata Volpe Haddad)

Logo mais às 9h as agências da Caixa Econômica Federal da Capital abrem as portas para iniciar o pagamento das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), mas, antes das 6h da manhã já havia trabalhador na porta do banco aguardando para sacar o benefício.

Na Caixa da rua 13 de Maio, até o momento há uma fila com cerca de dez pessoas. Na agência da rua Barão do Rio Branco, cerca de 20 pessoas aguardam a abertura do banco para tirar dúvidas ou efeutuar o saque.

O trabalhador da construção civil Adelson de Pereira, 56 anos, foi o primeiro a chegar, às 5h30. O motivo de ir tão cedo para o banco foi a preocupação ao consultar o saldo pelo aplicativo e receber a mensagem de que uma de suas contas estava zerada.

"Minha filha viu pelo aplicativo que a conta de um dos meus antigos trabalhos estava zerada, mas as outras estavam normais. Como não tenho Cartão Cidadão, vim cedo também para ver como está essa situação e sacar no caixa. Esse dinheiro vai ser bom, vai ajudar a pagar contas e o que sobrar vou comprar um celular", conta.

Também com expectativa de comprar um celular e pagar algumas contas, o pedreiro Matheus Oliveira Pereira, 24 anos, chegou antes do horário de abertura da agência por não possuir o Cartão Cidadão.

"Consegui ver o saldo pelo aplicativo, então vim logo para sacar no caixa", comenta.

Com planos de limpar o nome e mudar de cidade, a diarista Daiuza Corrêa Silva, 54 anos, não sabe o saldo que tem a receber e aguarda ansiosa para sacar o valor.

"Esse dinheiro vai ajudar muito, preciso pagar contas, limpar o nome e o restante vou usar na mudança para Minas Gerais".

Também sem saber quanto tem a receber, o gari João José de Santana, 59 anos, tem planos de utilizar o valor, independente de qual seja, para ajudar os netos.

"Perdi minha carteira de trabalho e preciso de orientação. No caixa eletrônico não consegui tirar o saldo. A expectativa é boa, esse dinheiro vem em boa hora", avalia.

Horário especial - De acordo com calendário divulgado pela Caixa, os saques iniciam hoje (10) para trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro; em 10 de abril, começam receber os nascidos em março, abril e meio. Trabalhadores nascidos em junho, julho e agosto, recebem a partir de 12 de maio; 16 de fevereiro começam os saques dos nascidos em setembro, outubro e novembro e em 14 de julho, nascidos em dezembro podem iniciar os saques.

De hoje até a próxima terça-feira (13) a Caixa atenderá em horário diferenciado para suprir a demanda de trabalhadores. Hoje, segunda e terça-feira, o atendimento será das 9h às 16h.

No sábado, dez agências na Capital abrirão das 9h às 15h: as agências Rua 13 de Maio (Centro); avenida Bandeirantes; avenida Coronel Antonino; rua Barão do Rio Branco; avenida Afonso Pena; avenida Eduardo Elias Zahran; avenida Mato Grosso; avenida Marechal Deodoro (Aero Rancho); avenida Gury Marques (Rodoviária).

Na agência da Barão também há fila na porta (Foto: Renata Volpe Haddad)Na agência da Barão também há fila na porta (Foto: Renata Volpe Haddad)
Trabalhador tem dúvida ao encontrar saldo zerado na consulta (Foto: Renata Volpe Haddad)Trabalhador tem dúvida ao encontrar saldo zerado na consulta (Foto: Renata Volpe Haddad)



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions