ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Público faz fila na Caixa para sacar FGTS desde o início da manhã

Principais objetivos do uso do valor são pagar contas, ajudar família e comprar celular

Elci Holsback e Renata Volpe Haddad | 10/03/2017 07:26
Fila iniciou antes das 6h (Foto: Renata Volpe Haddad)
Fila iniciou antes das 6h (Foto: Renata Volpe Haddad)

Logo mais às 9h as agências da Caixa Econômica Federal da Capital abrem as portas para iniciar o pagamento das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), mas, antes das 6h da manhã já havia trabalhador na porta do banco aguardando para sacar o benefício.

Na Caixa da rua 13 de Maio, até o momento há uma fila com cerca de dez pessoas. Na agência da rua Barão do Rio Branco, cerca de 20 pessoas aguardam a abertura do banco para tirar dúvidas ou efeutuar o saque.

O trabalhador da construção civil Adelson de Pereira, 56 anos, foi o primeiro a chegar, às 5h30. O motivo de ir tão cedo para o banco foi a preocupação ao consultar o saldo pelo aplicativo e receber a mensagem de que uma de suas contas estava zerada.

"Minha filha viu pelo aplicativo que a conta de um dos meus antigos trabalhos estava zerada, mas as outras estavam normais. Como não tenho Cartão Cidadão, vim cedo também para ver como está essa situação e sacar no caixa. Esse dinheiro vai ser bom, vai ajudar a pagar contas e o que sobrar vou comprar um celular", conta.

Também com expectativa de comprar um celular e pagar algumas contas, o pedreiro Matheus Oliveira Pereira, 24 anos, chegou antes do horário de abertura da agência por não possuir o Cartão Cidadão.

"Consegui ver o saldo pelo aplicativo, então vim logo para sacar no caixa", comenta.

Com planos de limpar o nome e mudar de cidade, a diarista Daiuza Corrêa Silva, 54 anos, não sabe o saldo que tem a receber e aguarda ansiosa para sacar o valor.

"Esse dinheiro vai ajudar muito, preciso pagar contas, limpar o nome e o restante vou usar na mudança para Minas Gerais".

Também sem saber quanto tem a receber, o gari João José de Santana, 59 anos, tem planos de utilizar o valor, independente de qual seja, para ajudar os netos.

"Perdi minha carteira de trabalho e preciso de orientação. No caixa eletrônico não consegui tirar o saldo. A expectativa é boa, esse dinheiro vem em boa hora", avalia.

Horário especial - De acordo com calendário divulgado pela Caixa, os saques iniciam hoje (10) para trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro; em 10 de abril, começam receber os nascidos em março, abril e meio. Trabalhadores nascidos em junho, julho e agosto, recebem a partir de 12 de maio; 16 de fevereiro começam os saques dos nascidos em setembro, outubro e novembro e em 14 de julho, nascidos em dezembro podem iniciar os saques.

De hoje até a próxima terça-feira (13) a Caixa atenderá em horário diferenciado para suprir a demanda de trabalhadores. Hoje, segunda e terça-feira, o atendimento será das 9h às 16h.

No sábado, dez agências na Capital abrirão das 9h às 15h: as agências Rua 13 de Maio (Centro); avenida Bandeirantes; avenida Coronel Antonino; rua Barão do Rio Branco; avenida Afonso Pena; avenida Eduardo Elias Zahran; avenida Mato Grosso; avenida Marechal Deodoro (Aero Rancho); avenida Gury Marques (Rodoviária).

Na agência da Barão também há fila na porta (Foto: Renata Volpe Haddad)
Na agência da Barão também há fila na porta (Foto: Renata Volpe Haddad)
Trabalhador tem dúvida ao encontrar saldo zerado na consulta (Foto: Renata Volpe Haddad)
Trabalhador tem dúvida ao encontrar saldo zerado na consulta (Foto: Renata Volpe Haddad)
Nos siga no Google Notícias