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Economia

Vendas em shoppings centers no Brasil crescem 13% neste Natal

Agência Brasil | 24/12/2010 16:57
Estacionamento ficou lotado nos últimos dias no Shopping Campo Grande. (Foto João Garrigó)
Estacionamento ficou lotado nos últimos dias no Shopping Campo Grande. (Foto João Garrigó)

Os shoppings centers brasileiros venderam neste Natal 13% a mais do que no do ano passado. Os dados foram divulgados hoje (24) pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

Os segmentos com maior crescimento foram óculos, bijuterias e acessórios (18%), perfumaria e cosméticos (17%) e eletrodomésticos e eletroeletrônicos (17%). Apenas as joalherias e relojoarias registraram crescimento abaixo da média, de 9%.

As vendas maiores impulsionaram a contratação de trabalhadores temporários. De acordo com o levantamento, 130 mil empregados foram admitidos para reforçar as equipes das lojas neste Natal, 13% a mais que no ano passado. A Alshop estima que 25% dos novos funcionários devem ser efetivados em 2011.

Na avaliação da entidade, as recentes medidas de aperto ao crédito não afetaram as vendas natalinas. No início do mês, o Banco Central aumentou o compulsório, parcela de recursos recolhidas pelos bancos, e encareceu os financiamentos de longo prazo. Cerca de R$ 62 bilhões foram retirados de circulação, mas a Alshop alega que as restrições só começarão a fazer efeito a partir de meados de janeiro.

De janeiro a dezembro, as vendas nos shoppings cresceram 12% em relação a 2009. Além do crédito farto, a Alshop aponta o aumento na renda, a ampliação do emprego formal, a queda dos juros para os consumidores e a valorização do real como fatores que levaram ao aumento do consumo.

Nas compras de Natal, os consumidores preferiram pagar com dinheiro de plástico. Segundo o levantamento, 65% das vendas foram efetuadas por meio de cartões de crédito e débito, 15% com cartões próprios das lojas, 10% em cheques e 10% em dinheiro.

A pesquisa foi feita com 150 empresas de varejo associadas à Alshop, representando um universo de cerca de 6,3 mil lojas em todo o território nacional.

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