ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  12    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Estudantes de MS ganham “Oscar” da educação por nota na redação do Enem

Gabriel Leon e André Gustavo estão entre os 54 melhores do Brasil na categoria Enem do Prêmio MEC da Educação

Por Jhefferson Gamarra | 12/08/2025 15:55
Estudantes de MS ganham “Oscar” da educação por nota na redação do Enem
Gabriel Leon e André Gustavo durante cerimônia de entrega da medalha (Fotos: Luís Fortes/MEC)

No Dia do Estudante, comemorado dia 11 de agosto, dois jovens de Mato Grosso do Sul subiram ao palco do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), para receber um dos mais importantes reconhecimentos educacionais do país. Gabriel Leon de Alencar e André Gustavo Santos Simões Barreto foram agraciados com medalhas na categoria Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do Prêmio MEC da Educação Brasileira, graças ao desempenho na redação do exame, alcançando as maiores notas entre os concluintes da rede pública estadual.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Dois estudantes sul-mato-grossenses receberam o Prêmio MEC da Educação Brasileira, na categoria Enem, pelo desempenho na redação. Gabriel Leon de Alencar e André Gustavo Santos Simões Barreto, alunos da rede pública estadual, alcançaram as maiores notas e foram premiados no Dia do Estudante, em Brasília. O prêmio, considerado o "Oscar" da educação brasileira pelo presidente Lula, reconhece a excelência na educação básica em diversas categorias. A seleção dos estudantes para a categoria Enem foi automática, com base nos dados do Inep, considerando a nota da redação e, em caso de empate, a média das provas objetivas. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o resultado como reflexo do trabalho da rede estadual.

O prêmio é considerado um marco no incentivo à excelência educacional. Criado para valorizar as melhores práticas e resultados da educação básica, ele contempla oito categorias: Educação Infantil; Alfabetização; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Enem; Educação em Tempo Integral; e Educação Profissional e Tecnológica.

Estudantes de MS ganham “Oscar” da educação por nota na redação do Enem
Gabriel Leon recebendo o certificado das mãos do ministro da Educação, Camilo Santana (Foto: Luís Fortes/MEC)

Ao todo, a edição de 2025 reconheceu 116 premiados em todo o país, incluindo 54 estudantes, 20 escolas, 35 municípios e quatro estados. Foram distribuídos 62 troféus e 54 medalhas, além de prêmios financeiros e equipamentos para algumas categorias. Na categoria Enem, cada estado e o Distrito Federal indicaram dois alunos concluintes da rede pública com as maiores notas na redação, sem necessidade de inscrição, já que a seleção foi feita automaticamente a partir de dados oficiais do Inep.

Segundo o regulamento, em caso de empate na nota de redação, é considerada a maior média simples das quatro áreas de conhecimento do Enem. Para os estados, também há premiação de R$ 500 mil àquele que obtiver o maior percentual de participação dos concluintes da rede pública no exame.

Estudantes de MS ganham “Oscar” da educação por nota na redação do Enem
André Gustavo ostentando a medalha e o certificado recebido (Foto: Luís Fortes/MEC)

Em Mato Grosso do Sul, Gabriel e André foram os destaques. “É um reconhecimento que simboliza não apenas o esforço individual desses estudantes, mas também o trabalho de toda a rede estadual em oferecer uma educação pública de qualidade, com foco na inclusão e no desenvolvimento integral dos alunos”, avaliou o ministro da Educação, Camilo Santana, durante a cerimônia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também participou da entrega e, em discurso emocionado, destacou que o prêmio simboliza um compromisso renovado com o futuro do Brasil. “A sensação que eu tive aqui, entregando esse prêmio para vocês, é como se eu estivesse entregando o Oscar. O Oscar da resiliência, da teimosia, de pessoas que acreditam que não tem nada impossível nesse planeta, quando a gente tem vontade”, disse. Ele ainda incentivou os jovens a sonharem alto: “Quem pensa pequeno, sonha pequeno. E é preciso sonhar grande”.