ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, TERÇA  22    CAMPO GRANDE 30º

Enquetes

Maioria defende multa para resolver problema de imóveis abandonados

Enquete mostrou apoio a ações diretas; nas redes, moradores cobram atuação da prefeitura e relatam abandono

Por Viviane Oliveira | 22/07/2025 07:35
Maioria defende multa para resolver problema de imóveis abandonados
Imóvel abandonado causa transtornos aos vizinhos (Foto: Direto das Ruas)

Na enquete realizada ontem, 51% dos leitores apontaram que a melhor forma de lidar com imóveis abandonados é por meio de notificação, aplicação de multa e intervenção rápida do poder público. Outros 34% defenderam a expropriação ou desapropriação desses imóveis, enquanto apenas 15% apoiaram a transformação dos espaços em áreas comunitárias.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Leitores defendem intervenção pública em imóveis abandonados. Maioria pede notificação, multa e ação rápida da prefeitura para resolver problema que gera transtornos como sujeira, vandalismo e riscos à saúde. Expropriação e transformação em áreas comunitárias também foram sugeridas. Moradores relatam situações críticas, como um motel abandonado no Jardim Leblon que virou ponto de drogas e esconderijo para ladrões. Usuários de redes sociais propõem demolição, doação com critérios a famílias sem moradia, aluguel acessível e cobrança da limpeza pelo IPTU.

O tema repercutiu nas redes sociais, onde moradores compartilharam relatos e opiniões. Para Cláudio Barbosa, é preciso ação efetiva dos vereadores e da prefeitura. “No Jardim Leblon tem um motel, local abandonado servindo para noias e vândalos que entram lá e roubam os vizinhos, fios e materiais, além de ter sujeira, ratos, foco de dengue. Já fizemos denúncia, vídeo nas redes sociais e não fazem nada. Até a limpeza da calçada os vizinhos têm de fazer”, afirmou.

Outros leitores também se manifestaram com sugestões. “Demolição, se o terreno tem dívidas, expropriação. E se o poder público expropriar, tem que cercar e manter limpo”, defendeu Karla C. Jesus. Já Dalzira Larrea propôs que os imóveis sejam doados a quem não tem moradia, com um termo de compromisso. “Porque senão, recebe hoje e amanhã já vende”, alertou.

Bárbara Ayala reforçou a ideia de doação com critério: “Doar para quem realmente vai cuidar. Essas casas abandonadas servem de fumódromo e depósito de lixo”. Cleide Peixoto sugeriu que os donos aluguem os imóveis a preços acessíveis, com menos burocracia. “Pra ter alguém cuidando”, justificou. Já Eduardo dos Santos Rodrigues propôs que a limpeza seja feita pela prefeitura e cobrada no IPTU(Programa de Integração Tributária Urbana): “O dono aprende a manter limpo”, disse.

Maioria defende multa para resolver problema de imóveis abandonados

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.