ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Enquetes

Para 69% dos leitores, gratuidade do transporte deve ser mantida a todos alunos

Apenas 31% do público que respondeu à enquete diz que concorda com revisão do benefício cogitada pelo prefeito

Gabriela Couto | 15/01/2022 09:59
Pessoas em fila no terminal de transbordo para subir no transporte coletivo. (Foto: PMCG)
Pessoas em fila no terminal de transbordo para subir no transporte coletivo. (Foto: PMCG)

O resultado da enquete do Campo Grande News desta sexta-feira (14) revelou que 69% dos leitores são contra a cobrança do vale transporte coletivo de estudantes da rede particular. O número representa 2.579 votos.

Já para 1.155 leitores, o que representa o percentual de 31%, os alunos de escolas privadas deveriam arcar com o custo. O questionamento é feito justamente no momento em que o prefeito da Capital, Marquinhos Trad (PSD), levantou esse posicionamento na última semana. Ele afirmou que vai revisar o benefício.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Na Constituição Federal, é garantido o acesso à educação para todos como direito e dever do Estado e da família a promoção e incentivo, de forma a visar "o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". O primeiro inciso do artigo 205 diz que deverá haver o princípio de "igualdade de condições para o acesso e permanência na escola".

Para o prefeito, o distinção na cobrança será analisada por uma comissão. O objetivo é reduzir o valor do vale-transporte para a população. "Se o estudante tem bolsa ou Fies [Fundo de Financiamento Estudantil], ele precisa da gratuidade. Agora, se ele estuda em uma universidade e paga a mensalidade, então, ele tem condições de pagar seu passe”, destacou Marquinhos.

Ele ressalta que, das 240 mil viagens mensais de estudantes, 20% são de estudantes da rede privada e 14% são da rede federal. “Todos eles merecem, mas a União também tem de ajudar”, ponderou.

Há quase três décadas em vigência na Capital, a lei que permite transporte de alunos não evidencia de qual fonte de recursos haverá subsídio. Atualmente, o cliente que paga arca com os custos da gratuidade.

E neste sábado (15), o Campo Grande News faz um questionamento sobre o quanto o uso do aparelho celular tem impactado na vida dos leitores em relação a convivência com familiares, amigos e parceiros de vida. Participe!

Enquete

Os celulares têm influenciado no convívio com quem você ama?

Sim

72%

Não

28%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias