ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Livro sobre a música em MS será lançado dia 12 no Marco

Redação | 04/05/2009 22:13

No dia 12 de maio será lançado no Marco (Museu de Arte Contemporânea), em Campo Grande, o livro "A Música de Mato Grosso do Sul", de autoria das professoras Maria Glória Sá Rosa e Idara Duncan. O evento começa às 19h30.

Com apresentação de Albana Xavier Nogueira, prefácio de Américo Calheiros, projeto gráfico e editoração eletrônica de Marília Leite e capa de Fernando Marson, a obra narra os caminhos das músicas urbana, erudita, sertaneja e fronteiriça do Estado. O livro é ilustrado por fotos coloridas e tem 380 páginas.

Através da narrativa são evidenciadas histórias em que os compositores e intérpretes recompõem por meio de palavras as próprias criações. Ao mesmo tempo eles contam porque veem e fazem da música a grande metáfora da cultura de um Estado onde convivem identidades, línguas e culturas diferentes.

Para o livro, foram ouvidos críticos, pesquisadores e produtores que analisam as influências indígena, boliviana, paraguaia, além das provenientes das diversas correntes vindas de outras regiões brasileiras. As opiniões estão estampadas na parte denominada jornalismo cultural.

Para escrever a obra, as autoras conviveram, durante mais de quatro anos, com os mais diversos tipos de música. Mas foi principalmente o discurso dos compositores que permitiu o levantamento das raízes, o conhecimento da música em suas diferentes dimensões, numa obra original que servirá de base a estudantes e ao público em geral.

O livro que tem como base a memória dos criadores de música e o interesse das autoras pelo resgate da arte sul-mato-grossense é resultado de um projeto aprovado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), da FCMS (Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias