A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

04/05/2009 22:13

Livro sobre a música em MS será lançado dia 12 no Marco

Redação

No dia 12 de maio será lançado no Marco (Museu de Arte Contemporânea), em Campo Grande, o livro "A Música de Mato Grosso do Sul", de autoria das professoras Maria Glória Sá Rosa e Idara Duncan. O evento começa às 19h30.

Com apresentação de Albana Xavier Nogueira, prefácio de Américo Calheiros, projeto gráfico e editoração eletrônica de Marília Leite e capa de Fernando Marson, a obra narra os caminhos das músicas urbana, erudita, sertaneja e fronteiriça do Estado. O livro é ilustrado por fotos coloridas e tem 380 páginas.

Através da narrativa são evidenciadas histórias em que os compositores e intérpretes recompõem por meio de palavras as próprias criações. Ao mesmo tempo eles contam porque veem e fazem da música a grande metáfora da cultura de um Estado onde convivem identidades, línguas e culturas diferentes.

Para o livro, foram ouvidos críticos, pesquisadores e produtores que analisam as influências indígena, boliviana, paraguaia, além das provenientes das diversas correntes vindas de outras regiões brasileiras. As opiniões estão estampadas na parte denominada jornalismo cultural.

Para escrever a obra, as autoras conviveram, durante mais de quatro anos, com os mais diversos tipos de música. Mas foi principalmente o discurso dos compositores que permitiu o levantamento das raízes, o conhecimento da música em suas diferentes dimensões, numa obra original que servirá de base a estudantes e ao público em geral.

O livro que tem como base a memória dos criadores de música e o interesse das autoras pelo resgate da arte sul-mato-grossense é resultado de um projeto aprovado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), da FCMS (Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul).

Carro roubado no Rio de Janeiro é recuperado em estrada rumo ao Paraguai
Um automóvel recentemente roubado no Rio de Janeiro foi recuperado por policiais militares em uma estrada vicinal de Japorã –a 487 km de Campo Grande...
Recesso de fim de ano começa nesta semana no Judiciário e Legislativo
Na reta final de 2017, para alguns servidores a "folguinha" das festas começa mais cedo. Em orgãos Estaduais e Federais de Mato Grosso do Sul, tem re...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions