ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Atletas de MS conquistam 16 medalhas no Brasileiro de Canoagem Maratona

Competição foi realizada neste fim de semana no Rio Paraguai em Corumbá

Ana Paula Chuva | 23/11/2020 15:24
Atletas no pódio após competição em Corumbá. (Foto: Lucas Castro | Fundesporte)
Atletas no pódio após competição em Corumbá. (Foto: Lucas Castro | Fundesporte)

A delegação sul-mato-grossense de canoagem garantiu 16 medalhas para o Estado na 28ª edição do Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona realizado neste fim de semana nas águas do Rio Paraguai, em Corumbá, a 429 quilômetros de Campo Grande.

Segundo a FcaMS (Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul), o evento seguiu todos os protocolos de biossegurança em razão da pandemia de covid-19 e contou com a participação de 83 atletas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul.

Ao todo foram 31 provas nas categorias infantil, menor, cadete, júnior, sênior, master (A, B, C e D) e open. Além da canoagem adaptada/ paralímpica nas categorias L1, L2, L3 e open. com percursos de cinco, dez e vinte quilômetros em embarcações do tipo caiaque (classes K1 escola, K1/K2 e K1 (embarcação até 4,5 metros) e canoa (C1 - individual/C2 - dupla). Já na paracanoagem, caiaques foram remados nas classes K1 (individual), V1 e turismo.

Das 16 medalhas de Mato Grosso do Sul, três foram de ouro, seis de prata e sete de bronze e a delegação foi composta por canoístas da Associação Luso Brasileira - Clube Estoril, da Capital e do CCA (Clube de Canoagem de Aquidauana).

Segundo a Fundesporte, um dos destaques da competição foi o atleta Edgar Silva Balbuena, integrante do programa Bolsa Atleta, concedido pelo Governo do Estado. Ele terminou na terceira colocação da prova K1 20 km masculino sênior, uma das mais esperadas e difíceis do Brasileiro.

Edgar dividiu pódio com dois atletas olímpicos,  Roberto Maehler e Jorge García, segundo e primeiro colocados, respectivamente. Ambos estiveram nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro e brigam por vaga em Tóquio-2021.

Atleta durante competição no Rio Paraguai. (Foto: Lucas Castro | Fundesporte)
Atleta durante competição no Rio Paraguai. (Foto: Lucas Castro | Fundesporte)


Confira abaixo a lista dos medalhistas sul-mato-grossenses:

Ouro: Pedro Henrique Moura Ávila,  Roberto Giovani e Luis Felipe Martins.

Prata:  Orlando Inacio, Guilherme Marcos, Wilsom Hiroshi, Edgar Balbuena, Barbara Marinho Azevedo e Natanael Espinosa Silva.

Bronze: Roberto Carlos Girotto,  Wanderlei da Silva dos Santos, Roberto Giovani, Edgar Silva Balbuena, Euripedes Luis da Silva Filho, Patrick Pisoni e Allan Hassan.

Nos siga no Google Notícias