A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

21/12/2015 13:43

Fifa suspende Blatter e Platini por oito anos após escândalo de corrupção

Thiago de Souza
Michel Platini (esquerda) e o ex-presidente da Fifa Joseph Blatter. (Foto: Divulgação Fifa)Michel Platini (esquerda) e o ex-presidente da Fifa Joseph Blatter. (Foto: Divulgação Fifa)

Joseph Blatter e Michel Platini estão suspensos de qualquer atividade ligada ao futebol por oito anos. O anúncio foi feito pela Fifa na manhã desta segunda-feira (21). Os ex-presidentes da Fifa (Federação Internacional de Futebol) e da Uefa (União Europeia de Futebol), respectivamente, estavam punidos provisoriamente até janeiro de 2016.

De acordo com informações do portal IG, os dirigentes foram punidos por conta de um pagamento autorizado por Blatter à Platini no valor de R$ 7,2 milhões. Blatter diz ter sido dinheiro de um trabalho, entretanto, não existe nenhum contrato assinado entre as partes que pudessem formalizar um acordo. 

“Nosso acordo foi feito de forma verbalizada. Um acordo de cavalheiros. Isso foi feito em 1998, após da Copa do Mundo, na França. Platini me abordou e disse que queria trabalhar para a Fifa. Ele disse para mim que era um homem caro e eu respondi que tudo bem, mas não poderia pagá-lo imediatamente. O que me deixou surpreso com a decisão de hoje foi que eles negaram a existência do acordo. E esse acordo foi indiretamente confirmado em dois encontros do comitê executivo da Uefa na Suécia e em Zurique, em dezembro de 1998”, afirmou o suíço em entrevista coletiva logo após o anúncio.

“Nós iremos imediatamente, mais uma vez, para o comitê de apelação da Fifa, vamos para a Corte Arbitral do Esporte, vamos para a Corte Suíça”, acrescentou. 

Tanto Blatter quanto Platini podem recorrer da decisão ao Comitê de Apelação da Fifa. Caso não tenham sucesso, poderiam ainda ir ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), em busca de uma absolvição.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions