ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Jogo Aberto

Os presos da Lama Asfáltica em números

Anahi Zurutuza | 20/08/2018 06:00

1 mês – Nesta segunda-feira (19), o ex-governador André Puccinelli (MDB), o filho dele André Puccinelli Júnior e o advogado João Paulo Calves completam 1 mês presos. Os 3 investigados são os últimos alvos da Operação Lama Asfáltica, que já registrou recordes.

Relâmpago – Da última vez que foi preso, Puccinelli passou menos de 48 horas na cela 17. Ele e o filho deixaram o Centro de Triagem Anísio Lima na madrugada do dia 9 de julho de 2017, depois de se apresentarem à PF (Polícia Federal) no dia 7.

À espera – Os 3 estão à espera de análise do habeas corpus que tramita no TRF3 (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, uma vez que a defesa desistiu do pedido de liberdade feito ao STF (Supremo Tribunal Federal) e recebeu 2 “nãos” do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

100 dias – Na sexta-feira, outros investigados pela força-tarefa completaram 100 dias na prisão. Com o empreiteiro João Alberto Krampe Amorim dos Santos e o ex-deputado federal Edson Giroto, a Lama Asfáltica teve um recorde. No dia 21 de junho, os 2 e mais 6 alvos da operação completaram 43 dias presos. Até então, o maior tempo de ambos atrás das grades havia sido 42 dias.

São 11 – Chamada por alguns de maior operação contra a corrupção em Mato Grosso do Sul, hoje, 11 estão presos por consequência da Lama Asfáltica. Além dos já citados na coluna, o servidor estadual Wilson Roberto Mariano de Oliveira e empresário Flávio Henrique Scrocchio (cunhado de Giroto) estão na prisão desde 8 de maio. Já Elza Cristina Araújo dos Santos, Raquel Rosana Giroto, Mariane Mariano de Oliveira e Ana Paula Amorim cumprem prisão domiciliar.

Dossiê - A Justiça Eleitoral tem cobrado informações dos candidatos sobre pendências judiciais. Dos nomes mais tradicionais aos ainda “desconhecidos”, boa parcela deve esclarecer sobre ações na Justiça Federal e estadual.

Explicações - Ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) terá que se manifestar sobre multa eleitoral e inelegibilidade. Essa última é decorrente da cassação do seu mandato pela Câmara. Depois do episódio, Bernal concluiu a gestão na prefeitura e já foi candidato por duas vezes.

Pecúnia – Candidata a deputada estadual, Andréia Olarte (PRP), que já foi primeira-dama da Capital, teve pedidos de informação sobre os autos da Operação Pecúnia, informado na certidão de processos em primeiro grau.

Processos - Para o ex-prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PTB), a Justiça Eleitoral pediu informações sobre os processos relacionados na Justiça Federal e estadual, além de esclarecimento quanto à ausência de quitação em razão de multa eleitoral. Trad é candidato a senador.

Pago para isso – Questionado sobre a ausência em agendas políticas de apoio aos colegas de partido e candidatos à eleição deste ano, Marquinhos Trad (PSD) foi enfático durante compromisso na tarde deste sábado (18). “Foi eleito para cuidar da cidade, independente do dia da semana e não para fazer campanha. Sou pago para cuidar da cidade e vou continuar”, disse.

(Com Adriano Fernandes e Aline dos Santos)

Nos siga no Google Notícias