ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

Preso, Fahd "Yamil" faz Paraguai desenterrar suspeitas

Marta Ferreira | 26/04/2021 06:00
Foto que circula no Paraguai mostra o presidente falecido Andrés Rodrigues (à esquerda), três crianças ao meio, e Fahd Jamil à direita. (Foto: reprodução da internet)
Foto que circula no Paraguai mostra o presidente falecido Andrés Rodrigues (à esquerda), três crianças ao meio, e Fahd Jamil à direita. (Foto: reprodução da internet)

Três décadas – A prisão de Fahd Jamil, 79 anos, na semana passada, está sendo alvo de ampla cobertura no Paraguai, onde ele tem negócios e sempre cultivou relações com gente da alta cúpula. A memória mais citada tem relação com a execução de Santiago Leguizamon, metralhado há exatos 30 anos, no dia 26 de abril de 1991, quando saía da rádio onde trabalhava em Pedro Juan Caballero, fronteiriça a Ponta Porã. Ninguém foi responsabilizado até hoje.

Por uma foto – Contam os jornais paraguaios que Leguizamon foi marcado para morrer por sua atuação profissional, com reportagens apontando ligações entre poderosos e o tráfico de drogas. Teria em mãos, inclusive, foto na qual aparecia o ex-presidente Andrés Rodrigues,  morto em 1997, o traficante colombiano Pablo Escobar, e o brasileiro Fahd Yamil, como o sobrenome do “Rei da Fronteira” é escrito por lá.

Sumiu – Essa suposta imagem nunca apareceu. A versão corrente no país vizinho é de que foi destruída pelos sicários de Leguizamon. Rodrigues e Fahd eram compadres. Em uma rara entrevista, nos anos 1990, o brasileiro de origem libanesa disse serem “injustas” as denúncias contra o ex-presidente.

“Limpo” – Ao se entregar à Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, há uma semana, Fahd anotou ser um homem com certidão negativa de antecedentes criminais. Já chegou a ser condenado por tráfico, mas conseguiu anular as decisões.   Hoje, é réu em três denunciadas geradas pela operação Omertà.

Indefinido – Até a última informação obtida pela coluna, ainda havia determinação sobre o mérito perito responsável pelo laudo sobre as condições de saúde do preso famoso, como parte do processo de decisão sobre o pedido de prisão domiciliar feito pelos defensores de “Fuad”. O exame de corpo de delito, obrigatório para quem é preso, foi feito pelo diretor do Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), Silvio Lemos.

In loco – Diferente do habitual, Lemos foi até a cela onde está o acusado de chefiar organização criminosa para constatar se ele tinha algum sinal de violência na prisão. Não havia. Para o exame mais detalhado, não foi informado se será mantida essa quebra da rotina. Normalmente, os presos vão até o Imol, na Avenida Felinto Muller, Vila Ipiranga.

Sumido – Enquanto completa uma semana preso, depois de quase um ano como fugitivo, o filho mais novo, Flavio Correa Jamil Georges,  37 anos, continua foragido. A reportagem falou com o advogado dele, Rafael Serra, de São Paulo, o dia 19. Ele pediu pelo menos 24 horas de prazo para um posicionamento, porém não atendeu mais às mensagens nem ligações.

Impressões – Na  visão do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), tiveram impacto positivo as restrições impostas desde o fim de março na circulação de pessoas, com o feriadão de 22 a 26 de março, e o toque de recolher a partir das 20h. “Teve um cuidado maior, o povo ficou mais com medo”, avalia.

Dicionário - Cansado de ver a população desrespeitando normas de distanciamento social, o governo de Mato Grosso do Sul apelou para o dicionário. Nas redes sociais postou o significado de “aglomeração” conforme o Aurélio. “Ato ou efeito de juntar-se”, é uma das definições, para não restar dúvidas.

Sanciona, presidente! - As mulheres reagiram à enquete do presidente Jair Bolsonaro sobre sancionar ou não a lei que eleva a punição para discriminação salarial contra trabalhadoras. A bancada feminina no Senado, liderada por Simone Tebet (MDB), partiu para o ataque com a hashtag #PL130SancionaPresidente, movimentando as redes sociais. “Queremos justiça e respeito”, postou Simone.

Nos siga no Google Notícias