ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Arquitetura

Fachada da casa de José mantém pedaço de carvoaria da década de 40

Painel de porcelana original na entrada foi preservado e arquiteto acredita que seja um dos últimos

Bárbara Cavalcanti | 17/12/2021 06:15
Fachada da casa de José é estrutura original de antiga carvoaria. (Foto: Marcos Maluf)
Fachada da casa de José é estrutura original de antiga carvoaria. (Foto: Marcos Maluf)

No Bairro Amambaí, a fachada rosada da casa do arquiteto José Simabucuro, de 70 anos, é lembrança do que foi uma carvoaria dos anos 40. “Tive que fazer uma reforma. Pintei, porque a pintura anterior estava descascando, mas a estrutura e a fachada é original. Os detalhes em pedra são daquela época também”, detalha.

José conta que adquiriu a casa há quatro anos. Escolheu a propriedade pela localização, mas como valoriza os prédios históricos, manteve o que conseguiu da fachada original.

Logo na entrada, um painel com pastilhas coloridas e de porcelana vazada também faz parte da estrutura original, conforme José. “Eu mesmo nunca mais vi um desses painéis aqui na cidade”, ressalta.

Painel com detalhes vazados em porcelana é um dos últimos da cidade. (Foto: Marcos Maluf)
Painel com detalhes vazados em porcelana é um dos últimos da cidade. (Foto: Marcos Maluf)

José já é arquiteto há quase 40 anos. Acumula uma carreira também com outras formas artísticas, como desenho e arte em cerâmica e viveu uma década em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. Agora, trabalha com decoração.

Pelo terreno, vários vasos decorativos fazem parte dos ambientes. Também na entrada, um vaso em formato de peixe é importado da Tailândia. “Esse daqui fez parte da primeira mostra Casacor em Campo Grande”, relembra.

Peixe vindo da Tailândia estava na primeira Casacor de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Peixe vindo da Tailândia estava na primeira Casacor de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Sobre todo histórico da casa, José diz saber pouco além da informação de que ali funcionava uma carvoaria. Ainda conforme ele, a instalação deve ter funcionado até mais ou menos a década de 70.

“Mas esse tipo de casa quase não tem mais. As paredes são espessas, porque antigamente, os tijolos eram empilhados de uma forma que ficavam entrelaçados. Uma coluna dessa foi feita com cimento. Isso não se encontra mais hoje em dia”, reforça.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias