ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  16    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Abertura do Festival América do Sul reúne dois ex-governadores

Evento conta com extensa programação, e nesta sexta, tem show de Xamã

Por Silvio de Andrade, de Corumbá | 15/05/2025 21:40
Abertura do Festival América do Sul reúne dois ex-governadores
Ex-governadores Zeca do PT e Azambuja se cumprimentam na abertura do festival. (Fotos: Silvio de Andrade)

Com a presença de dois ex-governadores do Estado – José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, e Reinaldo Azambuja -, foi aberta na noite desta quinta-feira a 18ª edição do Festival América do Sul, em Corumbá. O público começou tímido, mas foi chegando em grupos de famílias, descendo as ladeiras a pé, e lotou o porto geral com o início dos shows.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A 18ª edição do Festival América do Sul foi aberta em Corumbá, Mato Grosso do Sul, com a presença dos ex-governadores Zeca do PT e Reinaldo Azambuja. O evento, que acontece até domingo, espera receber mais de 80 mil pessoas e concentra suas atividades na orla portuária da cidade, valorizando o Casario do Porto, o Rio Paraguai e a paisagem pantaneira. Idealizado por Zeca do PT em 2004, o festival foi mantido pelos governos seguintes como um projeto de Estado. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades como os deputados Paulo Duarte, Dagoberto Nogueira, Beto Pereira e Junior Mochi, além do secretário estadual de Turismo, Marcelo Miranda. O prefeito de Corumbá, Gabriel de Oliveira, destacou a importância do evento para a revitalização da orla portuária. A programação diversificada busca integrar os povos latino-americanos através da cultura.

Este ano, o festival concentrou suas múltiplas atividades na orla portuária, valorizando o patrimônio histórico representado pelo Casario do Porto, o Rio Paraguai e a natureza, que se descortina logo à frente da cidade com as belezas do Pantanal. O evento promovido pelo Governo do Estado deve atrair mais de 80 mil pessoas até domingo.

A cerimônia de abertura, realizada no segundo palco (na área da Ferradura, em frente ao Casario do Porto), foi prestigiada pelo ex-governador Zeca do PT, hoje deputado estadual, que idealizou o Festival América do Sul em 2004. O festival foi mantido pelos demais governadores, dentre os quais Reinaldo Azambuja, também presente.

“Esse cara aqui foi um visionário e criou o Festival América do Sul”, disse o deputado corumbaense Paulo Duarte, apontando para Zeca do PT. “O festival hoje está em sua 18ª edição porque os governadores que o sucederam o mantiveram como projeto de Estado e não de governo”, acrescentou.

Abertura do Festival América do Sul reúne dois ex-governadores
Cortejo carnavalesco pelo porto antecedeu a cerimônia de abertura do FAS

Virada de chave - Reinaldo Azambuja também falou e destacou a estrutura montada no Porto Geral e uma programação diversificada que mantém o festival, cada vez mais, aproximando os povos latinos por meio da cultura numa cidade que inspira latinidade pelo curso do Rio Paraguai. “Estou muito feliz de ver a beleza desse festival”, disse.

Para o prefeito de Corumbá, Gabriel de Oliveira, a realização do festival no porto geral “é uma virada de chave” dentro de um projeto mais amplo de recuperação da orla portuária para se tornar um espaço de lazer, entretenimento e turismo. “Esse é o olhar diferenciado do governador Riedel com Corumbá”, frisou.

A abertura do festival contou ainda com a presença dos deputados federais Dagoberto Nogueira e Beto Pereira, deputado estadual Junior Mochi e o secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda. Ao final, foram premiados os alunos da rede pública de ensino vencedores do Concurso Soy Loco Por Ti América, que este ano teve como tema o Forte Coimbra.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias