ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Ao completar 96 anos, Manoel de Barros prefere um aniversário sem convidados

Anny Malagolini | 19/12/2012 11:11
Imagem do documentário "Só dez por cento é mentira"
Imagem do documentário "Só dez por cento é mentira"


Não dá para deixar passar em branco o aniversário de Manoel de Barros, mas também não pareceu o bastante repetir as lembranças de todo o ano. Por isso, o Lado B resolveu ir pessoalmente até a casa do poeta para um abraço.

Aos 96 anos, completados nesta quarta-feira, um dos maiores nomes da literatura brasileira não terá festa pomposa. Vai comemorar quietinho, com a família, na casa da rua Piratininga, no Jardim dos Estados.

Hoje, o único contato de fora pela manhã foi com o dentista, que atende o poeta em casa, sempre que há necessidade.
Apesar da opção pelo dia calmo, quando alguém toca o interfone e diz que quer dar os parabéns pessoalmente, as portas se abrem.

Atenciosa, a filha Martha Barros é quem frustra os planos dos que deliraram ao pensar em passar alguns minutos ao lado do ilustre aniversariante. “Ele está muito velinho, prefere ficar só”, justifica.

A “cão de guarda” do poeta é artista também, ilustradora de diversas obras, inclusive de publicações do pai, como ”O livro de pré-coisas”, “Ensaios fotográficos”, “Tratado geral das grandezas do ínfimo”, “Cantigas por um passarinho à toa” e “Memórias inventadas – A infância”.

Ela não deixa a maioria se aproximar de Manoel, sempre sob a justificativa da saúde frágil do pai. Não dá brecha nem para os “chegados”, dizem amigos bastante próximos.

Bem, como não deu para beijar o aniversariante, ficam só os parabéns públicos. Não somos poetas, mas sabemos gostar, o que deve valer alguma coisa para o nosso Manoel.

Nos siga no Google Notícias