ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Com texto de Fernando Pessoa, Salomé volta aos palcos de Campo Grande

Osvaldo Júnior | 12/02/2018 19:07
Cena da peça Salomé, que volta aos palcos neste mês (Foto: Divulgação)
Cena da peça Salomé, que volta aos palcos neste mês (Foto: Divulgação)

Com iluminação diferenciada, a peça Salomé F.P. volta aos palcos neste mês e será apresentada nos dias 23, 24 e 25, a partir das 20, no Teatral Grupo de Risco, em Campo Grande. Ao todo serão 10 apresentações até o final de março. A entrada é livre. 

A criação e direção são de Jair Damasceno, tendo como texto a obra homônima do poeta, escritor e filósofo Fernando Pessoa. O patrocínio é da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande). A montagem original foi realizada em 2016, em comemoração aos dez anos do núcleo artístico que leva o nome do diretor.

O elenco é formado pelos atores Guilherme Moraes, João Pedro Xavier, Leonardo Reinaltt e Yan Gabriel e complementado pelo próprio diretor, no papel de Herodes. A sonoplastia é executada ao vivo por Felipe Guedes e a operação da luz e cenário estão a cargo de Yuri Guedes e Matheus Lomando.

Damasceno explica que Salomé F.P. é um texto teatral de Fernando Pessoa sobre a história da princesa que segundo o cristianismo pediu a Herodes a cabeça de São João Batista. Livre dos preceitos religiosos, o autor atribui à Salomé, a tarefa de criar, através dos sonhos, os enredos da sua própria vida e, entre eles, a história de João Batista, colocando em dúvida se era de fato um santo ou um bandido que vivia nas aldeias.

Para criar toda atmosfera acerca do que é real ou sonho sobre o mito feminino tão explorado por criações artísticas, Jair Damasceno se aprofundou na pesquisa sobre iluminação e interpretação, incluindo a vocal. “Queremos que o público sinta esse ar fluído por onde vive o imaginário de Salomé, mulher forte e extremamente sonhadora”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias