ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Artes

Encerrando oficina, Centro Cultural terá palestra sobre escultura e modelagem

Durante a oficina professor ensinou, do zero, como esculpir obra em argila

Gustavo Maia | 18/12/2018 15:35
Oficina aconteceu de novembro a dezembro no Centro Cultural. (Foto: Reprodução)
Oficina aconteceu de novembro a dezembro no Centro Cultural. (Foto: Reprodução)

Quem curte artes plásticas pode ficar ligado, porque na próxima sexta-feira (21), no Centro Cultural José Octávio Guizzo, às 19h30, vai rolar a palestra “Vincos” sobre escultura e modelagem, com o artista Joni Lima. A palestra marca o encerramento da oficina “Iniciação em Escultura: Modelagem” que ele ministrou nos meses de novembro e dezembro.

O evento é gratuito e vai abordar os caminhos que levaram o artista Joni Lima à escultura e sua trajetória nas Artes Visuais. Além da palestra, o público vai poder conferir as obras criadas pelos alunos da oficina.

"Depois de uma trajetória de produção em ateliê, pesquisando e produzindo, na maioria das vezes sozinho, passei a sentir a necessidade de dividir as técnicas e percepções que adquiri sobre a escultura ao longo dos anos. Foi aí que surgiu a possibilidade de dirigir essa oficina, com a proposta de desenvolver como estudo a produção de um busto ou um personagem de animação. A ideia de aceitar a escolha em aberto foi uma maneira de deixar os alunos mais livres com suas características pessoais e assim desenvolver seus potenciais, tanto estéticos quanto simbólicos", explica Joni.

"Como resultado, tivemos uma variação muito grande tanto nos temas das esculturas, quanto no trato pessoal com a técnica, claro que de acordo com as experiências anteriores de cada aluno. Foi muito gratificante perceber que cada aluno ali, possivelmente desenvolveria uma peça sozinho, mas que com a oficina a possibilidade se concretizou", comemora o professor.

Durante oficina, participantes criaram suas próprias esculturas. (Foto: Reprodução)
Durante oficina, participantes criaram suas próprias esculturas. (Foto: Reprodução)

Ele conta ainda que ficou satisfeito não apenas com o resultado obtido pelos participantes, mas também pelo processo de criação em si. "Ver a pluralidade de peças produzidas na oficina, me fez pensar sobre a necessidade de manifestar a criatividade individual de cada um, principalmente pela expressão das ideias contidas em cada escultura. Outro ponto muito importante a destacar é a concretização de uma ideia através do planejamento e do esforço mental e emocional de cada um", relata.

Joni Lima, que se dedica ao estudo da escultura desde sua formação em Artes Visuais pela UFMS, já participou de exposição no Museu de Arte Contemporânea e ganhou prêmios  como o de melhor conjunto de obras, pelo Festival de Artes Plásticas de Campo Grande, e o prêmio aquisição pela UFGD.

Para mais informações sobre a palestra, é só procurar o Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto - 453 ou pelo telefone 3317-1795.

 

Curta o Lado B no Instagram e no Facebook.

Nos siga no Google Notícias