ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 20º

Artes

Página de cinema "bomba" com postagem sobre Cine Campo Grande

A postagem no Facebook da página ½ Entrada, especializada em cinema, fez muito sucesso, e merecido, a página é bem legal

Por Lucas Mamédio | 23/05/2020 08:23
Cinema foi fechado em 2012 depois de não conseguir pagar as contas (Foto: Rerprodução 1/2 Entrada)
Cinema foi fechado em 2012 depois de não conseguir pagar as contas (Foto: Rerprodução 1/2 Entrada)

Me lembro como se fosse hoje. Morava no interior, a mais de 500 quilômetros de distância de Campo Grande e vinha pra Capital esporadicamente visitar familiares.

Em umas das minhas visitas, em 1998, com pouco mais de cinco anos de idade, lembro de meus pais me levando para assistir o primeiro filme da minha vida em um cinema, era o Titanic, e o cinema era o Cine Campo Grande, como fui descobrir anos depois.

Essa, então, é minha história com o Cine Campo Grande, fechado em 2012, para tristeza de muita gente. E qual a sua história com o Cine Campo Grande? É o que quis saber também uma postagem no Facebook da página ½ Entrada, especializada em cinema e, olha, parece que todo mundo tem uma relação com esse lugar.

A página é do jovem advogado Jean Lucas Giroto, de 24 anos. Apaixonado por cinema, criou a perfil há pouco tempo para discutir o assunto e bombou com a pergunta sobre o antigo cinema.

Foram mais de 500 repostas à pergunta: “Qual sua maior lembrança do Cine Campo Grande?”. O estudante Jean Ortiz Alves lembra da única vez que foi ao cinema. “Foi aí a primeira e única vez que fui no cinema até hoje, assisti o Capitão América em 3D”.

Jean Lucas é advogado, mas um apaixonado pela sétima arte (Foto: Arquivo Pessoal)
Jean Lucas é advogado, mas um apaixonado pela sétima arte (Foto: Arquivo Pessoal)

Yonaí Oliveira Rezende lembra de um caso curioso. “Assisti Harry Potter e a Câmara Secreta, logo que saí com dois amigos, estávamos na praça Ari Coelho e ouvimos dizer que a seção logo após a nossa havia sido assaltada”.

“Fui no Cine Campo Grande com minha mãe e avó quando tinha 9 anos, no domingo em que ocorreu o salve geral de uma facção criminosa. Polícia no centro pra tudo que é lado, e a gente voltando de ônibus morrendo de medo”. Diz o também estudante Luan Gabriel.

O próprio Jean Lucas tem a lembrança dele. “Eu mesmo lembro de ir no Cine Campo Grande com meus pais quando pequeno e sentir o cheiro de pipoca da rua, enquanto esperava na fila que preenchia a calçada, era muito bom”.

Jean Lucas conta que ficou surpreso com a repercussão. “Foi muito bom ver a interação das pessoas e sentimento de nostalgia em cada uma delas. Li praticamente todos os relatos e foi interessante descobrir como as pessoas guardam um sentimento especial por aquele lugar até hoje”.

Muita gente teve sua primeira experiência cinematográfica no Cine Campo Grande (Foto: Reprodução 1/2 Entrada)
Muita gente teve sua primeira experiência cinematográfica no Cine Campo Grande (Foto: Reprodução 1/2 Entrada)

A ideia da página, segundo Jean, veio de uma vontade de criar um espaço onde pudesse compartilhar resenhas e curiosidades sobre filmes e cultura pop em geral. “Eu vi que poderia fazer algo para interagir com as pessoas, trocar opinião e experiência falando sobre esses temas”.

O advogado não é um especialista no assunto, quer dizer, até é, mas não por meio de aprendizagem formal. “Comecei a me interessar de forma mais profunda por cinema há mais ou menos três anos. Comecei a assistir críticas de canais que falam sobre filmes e passei a ler e pesquisar bastante por conta própria, desde a história do cinema até os tipos de movimentação de câmera por exemplo. E claro, assisto a muitos filmes, clássicos e atuais, ainda é a melhor forma de estudar cinema”.

Você pode acompanhar as postagens do ½ Entrada pelo Facebook ou Instagram.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.