ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Página de cinema "bomba" com postagem sobre Cine Campo Grande

A postagem no Facebook da página ½ Entrada, especializada em cinema, fez muito sucesso, e merecido, a página é bem legal

Lucas Mamédio | 23/05/2020 08:23
Cinema foi fechado em 2012 depois de não conseguir pagar as contas (Foto: Rerprodução 1/2 Entrada)
Cinema foi fechado em 2012 depois de não conseguir pagar as contas (Foto: Rerprodução 1/2 Entrada)

Me lembro como se fosse hoje. Morava no interior, a mais de 500 quilômetros de distância de Campo Grande e vinha pra Capital esporadicamente visitar familiares.

Em umas das minhas visitas, em 1998, com pouco mais de cinco anos de idade, lembro de meus pais me levando para assistir o primeiro filme da minha vida em um cinema, era o Titanic, e o cinema era o Cine Campo Grande, como fui descobrir anos depois.

Essa, então, é minha história com o Cine Campo Grande, fechado em 2012, para tristeza de muita gente. E qual a sua história com o Cine Campo Grande? É o que quis saber também uma postagem no Facebook da página ½ Entrada, especializada em cinema e, olha, parece que todo mundo tem uma relação com esse lugar.

A página é do jovem advogado Jean Lucas Giroto, de 24 anos. Apaixonado por cinema, criou a perfil há pouco tempo para discutir o assunto e bombou com a pergunta sobre o antigo cinema.

Foram mais de 500 repostas à pergunta: “Qual sua maior lembrança do Cine Campo Grande?”. O estudante Jean Ortiz Alves lembra da única vez que foi ao cinema. “Foi aí a primeira e única vez que fui no cinema até hoje, assisti o Capitão América em 3D”.

Jean Lucas é advogado, mas um apaixonado pela sétima arte (Foto: Arquivo Pessoal)
Jean Lucas é advogado, mas um apaixonado pela sétima arte (Foto: Arquivo Pessoal)

Yonaí Oliveira Rezende lembra de um caso curioso. “Assisti Harry Potter e a Câmara Secreta, logo que saí com dois amigos, estávamos na praça Ari Coelho e ouvimos dizer que a seção logo após a nossa havia sido assaltada”.

“Fui no Cine Campo Grande com minha mãe e avó quando tinha 9 anos, no domingo em que ocorreu o salve geral de uma facção criminosa. Polícia no centro pra tudo que é lado, e a gente voltando de ônibus morrendo de medo”. Diz o também estudante Luan Gabriel.

O próprio Jean Lucas tem a lembrança dele. “Eu mesmo lembro de ir no Cine Campo Grande com meus pais quando pequeno e sentir o cheiro de pipoca da rua, enquanto esperava na fila que preenchia a calçada, era muito bom”.

Jean Lucas conta que ficou surpreso com a repercussão. “Foi muito bom ver a interação das pessoas e sentimento de nostalgia em cada uma delas. Li praticamente todos os relatos e foi interessante descobrir como as pessoas guardam um sentimento especial por aquele lugar até hoje”.

Muita gente teve sua primeira experiência cinematográfica no Cine Campo Grande (Foto: Reprodução 1/2 Entrada)
Muita gente teve sua primeira experiência cinematográfica no Cine Campo Grande (Foto: Reprodução 1/2 Entrada)

A ideia da página, segundo Jean, veio de uma vontade de criar um espaço onde pudesse compartilhar resenhas e curiosidades sobre filmes e cultura pop em geral. “Eu vi que poderia fazer algo para interagir com as pessoas, trocar opinião e experiência falando sobre esses temas”.

O advogado não é um especialista no assunto, quer dizer, até é, mas não por meio de aprendizagem formal. “Comecei a me interessar de forma mais profunda por cinema há mais ou menos três anos. Comecei a assistir críticas de canais que falam sobre filmes e passei a ler e pesquisar bastante por conta própria, desde a história do cinema até os tipos de movimentação de câmera por exemplo. E claro, assisto a muitos filmes, clássicos e atuais, ainda é a melhor forma de estudar cinema”.

Você pode acompanhar as postagens do ½ Entrada pelo Facebook ou Instagram.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias