ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Artes

País perde dois dos maiores nomes do jornalismo, Geneton e Gourlart de Andrade

Paula Maciulevicius | 23/08/2016 11:25
Goulart de Andrade na série Atravessadores, da TV Globo, de novembro de 2013 (Foto: Zé Paulo Cardeal/Globo)
Goulart de Andrade na série Atravessadores, da TV Globo, de novembro de 2013 (Foto: Zé Paulo Cardeal/Globo)

O País se despede de dois dos maiores jornalistas num intervalo de horas. Nesta segunda-feira (22), morreu no Rio de Janeiro, aos 60 anos, o jornalista e escritor Geneton Moraes Neto. Internado desde maio na Clínica São Vicente, na Gávea, Geneton teve um aneurisma dissecante na aorta. E na madrugada desta terça-feira, no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo, o jornalista e apresentador Luis Felipe Goulart de Andrade, morreu em decorrência de problemas no sistema cardiorrespiratório, aos 83 anos.

Pernambucano, Geneton tinha mais de quatro décadas de carreira e era um eterno apaixonado pela reportagem, função que afirmou em entrevistas ser "a realmente importante" no jornalismo. Ele começou no Diário de Pernambuco, no jornalismo impresso, depois foi para a sucursal Nordeste do Estado de S. Paulo, sempre como repórter. Passou uma temporada em Paris, onde trabalhou como camareiro, motorista e estudou cinema na Universidade Sorbonne.

De volta ao Brasil, foi editor e repórter da Rede Globo Nordeste e depois na Rede Globo Rio. Foi editor executivo do Jornal da Globo e do Jornal Nacional, correspondente da GloboNews e do jornal O Globo em Londres, repórter e editor-chefe do Fantástico. Na GloboNews desde 2006, estava à frente do programa Dossiê. Em agosto de 2009, estreou um blog no G1, que manteve atualizado até abril de 2016.

Geneton também era escritor: publicou oito livros de reportagem e entrevistas. E seguiu o caminho dos documentários, o mais recente sobre Glauber Rocha. Na carreira, entrevistou seis presidentes da República, três astronautas que pisaram na Lua, os prêmios Nobel Desmond Tutu e JimmyCarter, os dois militares que dispararam as bombas sobre Hiroshima e Nagasaki, a mais jovem passageira do Titanic e o assassino de MartinLutherKing, entre muitos outros personagens históricos.

Luis Felipe Goulart de Andrade, era nascido no Rio de Janeiro e tinha 61 anos de carreira. Foi jornalista, publicitário, radialista, ator, diretor, diretor de cinema e TV e empresário do setor de comunicação. Na TV Globo, estreou em março de 1978 o programa "Comando da Madrugada".

A partir de 1983, o Comando da Madrugada deixou de fazer parte da programação da Rede Globo e passou a ser exibido – sempre com o mesmo formato e, às vezes, com nomes diferentes – em várias outras emissoras. Também atuou no "Fantástico", de 1973 a 1976, e no "São Paulo Especial".

Seu último trabalho foi na TV Gazeta como apresentador do programa "Vem Comigo”, onde atuava com alunos da Fundação Cásper Líbero. (Com informações do G1).

Geneton Moraes Neto brilhou por 40 anos no jornalismo (Foto: Globo/Divulgação)
Geneton Moraes Neto brilhou por 40 anos no jornalismo (Foto: Globo/Divulgação)
Nos siga no Google Notícias