ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Semana do Teatro terá peça para a criançada e 3 para os grandalhões até dia 10

Elverson Cardozo | 01/05/2015 07:34
Beget de Lucena em "Baixio dos Doidos". (Foto: Helton Perez – Vaca Azul)
Beget de Lucena em "Baixio dos Doidos". (Foto: Helton Perez – Vaca Azul)

Uma peça para a criançada e três para os grandalhões. É unindo trabalhos direcionados ao público adulto e infantil que o Grupo Casa – Coletivo de artistas, de Campo Grande, promove a “I Semana do Teatro para Todos”, no Aracy Balabanian. O evento começa na próxima terça e só termina no dia 10 de maio.

A abertura será com o espetáculo “O Despertar da Primavera”, que será encenado na terça (5), quarta (6) e na quinta-feira (7). A montagem, baseada na peça do dramaturgo alemão Frank Wedekind, critica a sociedade alemã do fim do século XIX, com apontamentos sobre a rígida e autoritária educação nas relações entre pais e filhos, professores e alunos. O espaço para o diálogo ou a falta dele dá lugar à desinformação, alienação, abusos e descasos para com a formação crítica dos adolescentes.

Na sexta (8), no mesmo horário, será apresentado o "Baixio dos Doidos". Eis a sinopse: “Um homem juntando suas coisas para mudar. Recolhendo memórias e pedaços de si mesmo. Um homem só de mudança. Vai deixar para trás os sonhos de uma vida a dois e levar consigo só o que lhe pertence. Ele tenta entender o porquê das coisas expiando seu próprio passado. Um homem só leva da vida histórias vividas. Este é um bom ponto para começarmos”.

No sábado (9) e no domingo (10), às 16h, será a vez de "Zion – O Planeta dos Carecas", espetáculo infantil baseado no livro de Ariadne Cantú, apresentando como “um conto lúdico de respeito ao ser humano, independente de suas qualidade”. A montagem narra a história da população do planeta Zion, onde todos são carecas. É uma alusão delicada às consequências do câncer.

Em cena, atores do Grupo Casa. (Foto: Helton Perez – Vaca Azul)
Em cena, atores do Grupo Casa. (Foto: Helton Perez – Vaca Azul)

Às 20h, também no sábado e domingo, será encenada a peça “Amor”, que é inspirada nos romances “Eu sei que vou te amar”, de Arnaldo Jabor, “O Coiote”, de Roberto Freire, e “Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres”, de Clarice Lispector”.

Ambientada nos aos 80, com muita música, dança e cores,, a montagem conta a história de dois personagens, Ele e Ela, um jovem casal recém-separado que descobre que a verdade do amor está em vivê-lo em toda sua essência, loucura e destemperança.

Os espetáculos que compõe o evento foram todos produzidos pelo Grupo Casa, que é, nas palavras da atriz e diretora Lígia Pietro, “apenas um bebê”. “A gente estava lutando para conseguir uma temporada e conseguimos uma semana no Aracy Balabanian. Foi uma alegria”, comemora.

“Amor”, diz ela, é a única peça que vai estrear. As outras três já foram apresentadas. Os artistas continuam trabalhando para apresentarem novidades no próximo semestre. “Vamos estrear 'Serafim – como nascem os palhaços' e temos um projeto de fazer tragédias brasileiras”, adianta.

A I Semana do Teatro para todos – Mostra Grupo Casa é feita em parceria com a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).

Confira a programação resumida:

5, 6 e 7 de maio

20h - O Despertar da Primavera

Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
Direção: Fernando Lopes Lima, Ligia Prieto, Marcelo Leite e Philipe Faria.
Elenco: Letícia Campos, Thaisa Contar, Kelly Figueiredo, Luciano Risalde, Ana Kariny Campeiro, Yuri Tavares, Fran Dham, Eduardo Figar, Ligia Prieto, Beget de Lucena, Yasmim Fonseca e Vini Ferreira. Com direção de Ligia Prieto, Fernando Lopes Lima, Philipe Faria e Marcelo Leite.
Dramaturgia adaptada por Philipe Faria e Fernando Lopes Lima.
Cenário e Figurino: Kelly Figueiredo, Fernando Lopes Lima e Ligia Prieto.

8 de maio

20h - Baixio dos Doidos

Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos.
Dramaturgia: Fernando Lopes Lima, com colaboração de Beget de Lucena.
Direção de Fernando Lopes Lima, Ligia Prieto e Marcelo Leite.
Elenco: Beget de Lucena e Bruno Loiácono. Cenário e Figurino Ligia Prieto.
Direção musical: Marcelo Leite.

9 e 10 de maio

16h – Zion – o Planeta dos Carecas

Duração: 40 minutos
Classificação: Livre
Dramaturgia: Fernando Lopes Lima.
Direção: Ligia Prieto e Fernando Lopes Lima.
Elenco: Letícia Campos, Thaisa Contar, Kelly Figueiredo, Luciano Risalde, Igor Benites, Bruno Yudi, Ana Kariny Campeiro, Yuri Tavares, Fran Dham.
Direção musical: Philipe Faria.
Cenário e figurino: Kelly Figueiredo, Ligia Prieto e William Carrapateira.

20 horas – Amor

Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
Direção e dramaturgia: Fernando Lopes Lima.
Co-direção: Marcelo Leite.
Assistência de direção: Luciano Risalde
Cenário: Ligia Prieto e Fernando Lopes Lima.
Elenco: Ligia Prieto, Beget de Lucena, Bruno Loiácono e Vini Ferreira.

Serviço – Ingressos serão vendidos a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) na sede do Grupo Casa e na Clínica de Ortodontia Prieto e Prieto, ambas localizadas na Rua das Caraíbas, 8 – Chácara Cachoeira, ou na bilheteria do teatro com uma hora de antecedência de cada apresentação.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3326-0222/3317-1795. O Teatro Aracy Balabanian fica localizado na Rua 26 de Agosto, 453, Centro de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias