ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Amor pelo mar ajudou Maria a vencer concurso literário nacional

Aluna de Mato Grosso do Sul competiu com mais de 3 mil estudantes de todo o País

Aletheya Alves | 13/08/2022 08:32
Maria Eduarda venceu concurso literário nacional da Marinha. (Foto: Arquivo pessoal)
Maria Eduarda venceu concurso literário nacional da Marinha. (Foto: Arquivo pessoal)

Estudante do ensino público de Mato Grosso do Sul, Maria Eduarda Albuquerque, de 12 anos, uniu o amor pelo mar ao gosto pela escrita e venceu um concurso nacional realizado pela Marinha do Brasil. Ao todo, a aluna concorreu com mais de três mil redações produzidas por estudantes de todo o País.

Apaixonada pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências e Redação, Maria conta que conheceu o mar aos 10 anos e, desde então, o encanto gerou uma sequência de curiosidades. “Quando eu voltei para cá, comecei a pesquisar tanto sobre coisas gerais quanto sobre a vida no mar, os peixes, como o espaço é composto. Fiquei muito curiosa”, conta.

Por ter um conhecimento prévio em relação ao tema geral, a aluna detalha que não pensou duas vezes quando sua professora sugeriu que ela participasse do concurso. “Minha professora Simone me chamou para participar do concurso e me preparou. Treinei muito com ela na escola, corrigindo e refazendo o texto para melhorar e aperfeiçoar”, conta.

Com o tema “A Marinha do Brasil e os 200 anos da Esquadra na Proteção da Amazônia Azul”, ela detalha que uniu o amor pelo mar aos conhecimentos adquiridos na escola para escrever o texto. E, pensando sobre a preservação dos mares, narra que defendeu formas da população ajudar na construção de um mundo melhor.

“No texto, expliquei que as pessoas podem ajudar a manter o meio ambiente protegido com ações do cotidiano. A produção de lixo é um grande exemplo, assim como o uso de materiais que possam ser reciclados”, diz.

Feliz com a premiação, ela conta que sonha continuar se dedicando aos estudos, aprendendo mais sobre o mar e sobre formas de escrita. Mãe de Maria, Alessandra Vieira Albuquerque completa que em casa só há espaço para orgulho. “A alegria nem cabe no peito”, resume.

Sobre a educação da filha, ela comenta que assim como é necessário valorizar os esforços das crianças, a participação dos professores também deve ser destacada. “Devemos dar mais valor aos professores, eles são responsáveis juntamente com as famílias na formação da sociedade”.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias