ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Após 30 anos, professora ganha despedida emocionante em universidade

Ex-alunos fizeram festa surpresa e até um outdoor em agradecimento à professora Eliane

Thailla Torres | 26/04/2017 06:02
Após 30 anos de profissão, Eliane foi homenageada na noite de terça-feira com muito amor e carinho.
(Foto: Thailla Torres)
Após 30 anos de profissão, Eliane foi homenageada na noite de terça-feira com muito amor e carinho. (Foto: Thailla Torres)

A paixão que Eliane tem pela sala de aula sempre conduziu os alunos a um carinho eterno pela professora. Para retribuir anos de dedicação à universidade, a noite de terça-feira foi marcada com uma homenagem por ex-alunos do curso de Pedagogia e mestrado da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

No anfiteatro da universidade, amigos, professores e familiares emocionaram os convidados ao aparecem cantando parabéns pelo aniversário da professora Eliane Greice Davanço Nogueira, de 58 anos, comemorado na última segunda-feira. A noite também serviu de agradecimento pelos 30 anos dedicados à educação.

Psicóloga, pedagoga e doutora em Educação, Eliane espera pela aposentadoria em casa. Atualmente, permanece apenas no grupo de pesquisa do mestrado, desenvolvido por ela, dentro da universidade.

A comemoração começou na porta da sala de aula. (Foto: Thailla Torres)
A comemoração começou na porta da sala de aula. (Foto: Thailla Torres)

Em seu aniversário, todo ano alunos fazem uma surpresa diferente. Na semana passada, um outdoor foi colocado na avenida Euler de Azevedo em sua homenagem. 

A comemoração de ontem à noite foi organizada há um mês por ex-acadêmicos do curso de Pedagogia das turmas de 2008 a 2017, além de estudantes do mestrado. Com apoio da família e amigos de Eliane, veio a surpresa com a presença da Banda Municipal tocando "Como é grande o meu amor por você", de Roberto Carlos, seguida de "Aquarela", de Toquinho, uma das canções preferidas da professora.

Sentada de frente para a plateia, ela escutou atenta e emocionada a todos os discursos. Recebeu abraço, carinho e muitos agradecimentos. A introdução dos ex-alunos, explicando o motivo da presença de tanta gente naquele momento, arrancou lágrimas da homenageada.

No palco, uma das convidadas tinha carga extra de emoção. Rosaura Soligo, professora e amiga há 40 anos de Eliane, não poupou elogios. "Eu tenho o maior orgulho do mundo pela amiga e seu compromisso com a educação. Você esteve comigo em todos os momentos da minha vida", agradeceu Rosaura.

Professora e ex-aluna de Eliane, Lindalva Sousa, nem precisou do papel para recordar como a professora transformou sua vida. "Você tem o poder de empoderar os alunos. Impossível não ser grata à senhora por tudo. Me ensinou a acreditar em mim, mostrou um caminho onde eu não exergava que era capaz de tanto", declarou.

O abraço da professora e melhor amiga, Rosaura.
(Foto: Thailla Torres)
O abraço da professora e melhor amiga, Rosaura. (Foto: Thailla Torres)

A maneira como Eliane sempre educou, foi decisiva para tanta admiração, ressalta a mestre em educação e doutoranda da UFMS, Sandra Novais, uma das organizadoras da homenagem. "O que Eliane sempre teve foi uma coerência entre o discurso que ela dava em sala de aula e o que ela realmente vive. Tudo que ela nos ensinou foi muito verdadeiro, mas sempre carregado de amor e humanidade. Ela é um exemplo de profissional que usa o cargo que tem para produzir conhecimento", declara.

No discurso, a voz quase faltou, mas Eliane agradeceu com todo carinho. Bastante emocionada, ela diz que não sabe explicar o motivo de tanta admiração. "Ainda mantenho na minha vida aquele frescor de quando eu comecei. Não tenho em mim o domínio de tudo, mas o privilégio de me surpreender com o aluno. Tenho uma relação de escuta e adoro ouvir o que eles tem a me dizer sobre tudo", explica Eliane.

A professora, que nunca havia pensado em dar aula, só percebem a vontade durante atuação como psicóloga no interior de Mato Grosso do Sul. Ali, recebeu o convite para lecionar no magistério. "Foi paixão à primeira vista. E a relação que mantenho com meus alunos é uma marca que mantenho até hoje. Como sou na vida, sou em sala de aula. Não há como ser diferente".

Levada por ex-alunos e amigos até o anfiteatro da UEMS.
Levada por ex-alunos e amigos até o anfiteatro da UEMS.

Depois de receber tantas homenagens, ela resume sobre os alunos. "Eles são incansáveis e incríveis a todo momento", diz.

O trabalho de Eliane é sempre acompanhado de emoção e intimidade com a garra do aluno. "Quando entro em sala, não é só a profissional, entra junto uma pessoa. Me emociono, defendo e tenho um compromisso enorme, porque acredito que a educação é a grande porta aberta para que esse aluno possa ampliar o olhar dele. Só assim ele sai daqui enriquecido pelo ambiente educacional".

Com afeto, respeito e muito profissionalismo, Eliane formou professores e conseguiu amigos para vida toda. "Sempre tive comigo que conhecimento não rima com dor. Rima com sentido, prazer e é isso que tento despertar nesse aluno. É tudo que eu mantenho com qualquer outro ser humano. Por isso ficou muito feliz de tantos egressos que tornaram-se amigos. Isso me toca muito e então acredito que nada vai acabar, estamos apensas reformulando", declara a professora.

Curta o Lado B no Facebook.

Outdoor na avenida Euler de Azevedo foi homenagem dos alunos à professora. (Foto: Arquivo Pessoal)
Outdoor na avenida Euler de Azevedo foi homenagem dos alunos à professora. (Foto: Arquivo Pessoal)
Nos siga no Google Notícias