ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEXTA  14    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

Com 'telemóvel', Oliveira descobre como funciona um portal de notícias

Idosos do Projeto Estrela Branca visitaram o Campo Grande News e contaram sobre histórias com o jornalismo

Por Aletheya Alves | 24/05/2024 15:03
Visitantes da ONG durante visita ao Campo Grande News. (Foto: Marcos Maluf)
Visitantes da ONG durante visita ao Campo Grande News. (Foto: Marcos Maluf)

Após receber uma turma de alunos do Ensino Médio, o Campo Grande News abriu as portas para o Projeto Estrela Branca, composto por idosos que vivem na região das Moreninhas. E, com seu “telemóvel” na mão, José Francisco de Oliveira, aproveitou para contar sobre suas histórias com o jornalismo.

Enquanto conhecia a estrutura do portal ao lado dos amigos de projeto, Oliveira tirou risadas ao explicar que não via nada das notícias pelo seu próprio celular. Isso porque o “companheiro” é do final da década de 1990 e não tem acesso à internet.

“Eu tenho medo desses celulares bonitinhos aí de vocês, não gosto não, e aí escuto as notícias na caixa de abelha, no rádio mesmo”, brinca o senhor de 81 anos. Mesmo assim, ele garante que acaba tendo acesso às notícias com ajuda da filha, dos vizinhos e dos colegas do Estrela Branca.

Entusiasmado com o tour pela redação, Oliveira detalhou que sempre foi um grande fã do jornalismo e entender como a profissão funciona nos dias atuais foi mais um ganho em sua história.

Grupo conhecendo a redação do portal. (Foto: Marcos Maluf)
Grupo conhecendo a redação do portal. (Foto: Marcos Maluf)
Oliveira veio ao Campo Grande News acompanhado de seu "telemóvel". (Foto: Aletheya Alves)
Oliveira veio ao Campo Grande News acompanhado de seu "telemóvel". (Foto: Aletheya Alves)

Assim como Oliveira, Natália Rodrigues Trindade, de 71 anos, ficou curiosa com a produção e explicou que vem tentando se atualizar com as tecnologias. “Eu comecei a ver notícias no celular também com redes sociais. Vejo o Facebook também, mas as outras coisas prefiro fazer como antigamente, sem celular”.

No grupo do Estrela Branca, os comentários sobre as mudanças do jornalismo foram os mais variados com gente lembrando até de quando os jornais eram rodados em mimeógrafos.

E, assim como Oliveira e Natália, o restante do grupo também nunca havia entrado em uma redação.

“Eu jogava muito futebol no Paraná, então acompanhava as notícias de esporte, mas sempre de longe. Hoje em dia, as coisas estão muito diferentes, a gente não sabia como era aqui”, descreve Francisco de Andrade, de 79 anos.

Assim como viram o jornalismo mudar, eles também defendem que a forma de ver a 3ª idade também está diferente e o passeio pelo Campo Grande News é uma prova disso.

Natália comenta que fica irritada quando escuta alguém falando que ela não consegue ou deveria fazer algo, por exemplo. E Oliveira destaca que poder ser ouvido também é uma evolução, “isso que a gente está fazendo, de estarmos sendo recebidos por vocês, mostra”.

Diretora de jornalismo do Campo Grande News, Ângela Kempfer aproveitou o momento para destacar justamente a importância do etarismo ser discutido.

“Nós abrimos as portas do portal há algumas semanas para adolescentes e é interessante também termos vocês (idosos) aqui porque fazemos questão de contar histórias para falarmos sobre como a idade não é um impeditivo”.

Para a diretora, se conectar com as novas gerações é importante, assim como valorizar a trajetória de quem tem muita história para contar.

Escolas e organizações que queiram agendar visita no Campo Grande News por entrar em contato através do  WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram@ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias