A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

17/07/2013 08:03

Do alto do 8° andar, o pé de manga que dá frutos, alegrias e prejuízo à dona

Paula Maciulevicius
Meu pé de manga plantado dentro de um vaso. A psicóloga Olga até que daria um livro com a história da mangueira na varanda do apartamento. (Fotos: Marcos Ermínio)Meu pé de manga plantado dentro de um vaso. A psicóloga Olga até que daria um livro com a história da mangueira na varanda do apartamento. (Fotos: Marcos Ermínio)

Um pé de manga, 10 frutas e alguns brotinhos contrastam o verde com o azul do céu. Elas ainda não estão maduras e nem grandes o suficientes para caírem do pé. Até aí, uma mangueira tradicional, se não fosse o simples fato de que ela é plantada num vaso e está no oitavo andar de um apartamento na rua Arthur Jorge, região central de Campo Grande.

As mangas da psicóloga Olga Lara Cardoso, 63 anos, já foram notícia na Capital, mas não como estão hoje, carregadas.

O Lado B que adora mostrar uma novidade até pensou ter entendido errado quando a senhora que cultiva a fruta na varanda de um edifício entrou em contato sugerindo a reportagem. Afinal, quem é que consegue plantar e ter frutos de uma mangueira num vaso do alto do oitavo andar? Essa é mais uma para a série coisas que só Campo Grande tem.

“Tem cinco anos que vem dando frutos, ano passado deu uma só, hoje o pé está com mais de 10”, contabiliza Olga. Para colher a manga, o sacrifício exige bem mais dos moradores da casa. Afinal, ali não dá para subir na árvore e pegar.

Dona do pé diz que manga já chegou a ficar grande e deu prejuízo ao quebrar as telhas do edifício. Dona do pé diz que manga já chegou a ficar grande e deu prejuízo ao quebrar as telhas do edifício.

A psicóloga conta que sempre foi de plantar e nós confirmamos. Na varanda tem de limão à pitanga e romã, além de flores e claro, o pé de manga. “Plantei porque achei que seria legal, na época nem achava que fosse dar manga num vaso e de um pé que está no alto, mas deu, eu pego e é muito boa”, faz propaganda. A mangueira no alto já completou 15 anos de existência.

Agora que o medo é de quem passa embaixo, bem lá embaixo do pé. Não dá nem para imaginar a velocidade que elas pegam até caírem no chão. Aí é que se chega ao prejuízo de Olga. Quando maduras, as mangas que caem do pé quebram as telhas do edifício. Por sorte foram até hoje só quatro que a psicóloga teve de arcar. Até hoje nenhuma pessoa ou carro foram atingidos e caso fossem, seria até difícil de acreditar.

Da série coisas que só tem em Campo Grande: a imagem do pé de manga na sacada do prédio.Da série coisas que só tem em Campo Grande: a imagem do pé de manga na sacada do prédio.

“Ninguém acredita quando eu digo, fala que não é verdade que o pé de manga está no vaso”, conta aos risos.

Quando chegam no ponto, Olga distribui entre a família e os colegas. Prova de que a mangueira existe e que dá bons frutos. “É meu xodó, porque não se ouve falar de um pé de manga dentro de um apartamento no oitavo andar e dando fruta”, explica.

Olga e a paixão por frutas já viveram dilemas e o da varanda, acredite, é o menor deles. Antes de se mudar para o edifício, ela tinha um pé de abacate em casa. Como o imóvel era pequeno, depois de crescido, o pé teve de ser retirado para não danificar o telhado. Era o abacate ou a casa.

Dessa vez o problema é menor, só apenas mais alto. Bem mais alto.



Cultivo várias espécies em vasos. É simplesmente gratificante colher os frutos
 
Tânia Marques em 31/01/2014 14:49:44
Ana Maria Fonseca Rosas, bom saber que ainda têm pessoas que veem mais que um vaso pesado ou um estorvo para a vizinhança. Já tentei vira-la, mas ela só se desenvolveu por causa do sol que apanha.Quando estava na outra varanda, muito maior, mas sem luminosidade, não deu frutos por dez anos; E só desenvolveu quando a mudei de lugar quando rompeu a tela de proteção. Creio que, se mudar de posição, ela sinta a falta de luz. Tenho outras mudas mais, já estão destinadas para um amigo, só estou esperando crescerem. Obrigada por seu contato. Achei uma excelente ideia o seu flamboiant.. um abraço
 
Olga Lara em 18/07/2013 16:22:50
Olá, Olga, gostei muito de saber de sua mangueira. Eu moro no litoral de S.Paulo, e tenho um jardim grande onde já plantei algumas árvores frutíferas que não vingaram. Suas mãos, são mágicas para o plantio, já que você não tem espaço para plantar e usa vasos para isso. Porque você não vira o vaso de sua mangueira para dentro da varanda e corta a ponta do tronco principal, assim a árvore não vai crescer para o alto, mas vai espalhar os galhos pela lateral. Eu tenho um Flamboian (não se se está certa a grafia), que eu tive que podar desse jeito por cauda da fiação e ela está crescendo para os lados. Tente fazer desse modo, que talvez dê certo e não lhe causará problemas futuros. Em todo caso, parabéns por sua iniciativa, eu também adoro plantas
 
Ana Maria Fonseca Rosas em 18/07/2013 11:20:28
Fala serio cultivar pe de manga em sacada de apartamento Cade o sindico desse predio...
 
RANDOLFO DAMASCENO GOMES em 17/07/2013 19:49:48
Me mostre uma psicóloga 'NORMAL' e eu vou acreditar em mula sem cabeça, saci-pererê, ...etc....
 
Naelson Nunes da Silva em 17/07/2013 19:25:42
Mais olha só. Nem tudo esta perdido.
Parabéns moça... tem que plantar mesmo, e principalmente as frutíferas.
Faz assim, vai na Flor de Liz Aquários, que lá tem um senhor que vai te ajudar com certeza. Ele é especialista em Bonsai e poderá te dar dicar e técnicas de manter as podas para certos galhos não saírem da varanda e te causar problemas com a frutas caindo.
Recomendo o uso de tela fina para não acontecer nada.
https://plus.google.com/117090822063805201582/about?gl=br&hl=pt-BR
 
Rafael Moreira Correia em 17/07/2013 16:19:02
Marcos, realmente a minha mangueira está no Google Maps mas ali ainda aparece meu canteiro imenso de plantas, que foram extintas pelo condomínio, infelizmente. Pra falar a verdade, era uma floresta. E o madeiramento foi substituído por vidro. Obrigada pela leitura.
 
Olga Lara em 17/07/2013 15:21:18
O que vai ter de sacada de apartamento com pés de frutas depois dessa reportagem. Antes as mangueiras davam frutos no mês de dezembro, agora em pleno julho ja tem fruta, o mundo ta perdido mesmo, mais um sinal dos tempos.
 
Marcos Wild em 17/07/2013 15:20:14
Janaína Souza, o recado não foi especificamente para você e nem me chateei por suas palavras. Apenas quis que todos soubessem que não causo riscos, até porque, se meus vizinhos vissem a reportagem, poderiam me questionar. Fico grata pela leitura da matéria e acredito se todos plantassem um jardim em suas casas, seria muito mais felizes. E, faltou dizer, ainda tenho um pé de nêspera e um de lichia, que são ainda "filhotes"... um abraço!
 
Olga Lara em 17/07/2013 14:59:59
OLA OLGA! SERA QUE ESTÃO FALANDO DE UMA ÁRVORE E MOSTRANDO OUTRA NAS FOTOS? É PQ AO LER ALGUNS COMENTÁRIOS ME PARECEU QUE O PÉ DE MANGA É UM PÉEE´DE MANGA ..... MAS SE A NOTICIA É SOBRE ESTE PE DE MANGA DA FOTO, FAZ ME RIR ENTÃO ............TANTAS COISAS PARA SEREM MUDADAS NESTE PAÍS E ACHARAM QUE SUA ARVOREZINHA PODE PROVOCAR GDES CATÁSTROFES............ACHO QUE EU É QUE ESTOU FICANDO SEM NOÇÃO .......PARABÉNS .......DEVEM SER DELICIOSAS AS FRUTAS .
 
ceres almeida em 17/07/2013 14:39:33
Olga, por favor, preciso falar com vc com urgência. Motivo: acho que te conheço há muito tempo. Fomos amigas.
Também gostaria de comentar pessoalmente(por telefone), ou e-mail, sobre nossas plantas e nosso gosto pelas mesmas.
Sou igualzinha a vc neste quesito; plantas.
Angel Dourado - (dollyangeldourado@hotmail.com)
 
Angélica Nunes Dourado em 17/07/2013 12:59:31
D. Olga, minhas desculpas.. lendo a matéria, temos a impressão de que há risco de machucar alguém, mas pelo seu esclarecimento, não é nada disso. Não quero lhe causar aborrecimentos.
Acho bem bacana o cultivo de frutas em vasos, parabéns por sua mangueira e por sua dedicação às plantas. É muito importante trazermos a natureza para perto de nós, ainda mais morando em apartamento, não é mesmo?
 
Janaina Souza em 17/07/2013 12:19:36
Eu passo na avenida Mato Grosso quase todos os dias, mas propositalmente também pela Padre João Crippa, e eu nunca reparei em olhar para o alto desse prédio e deparar com um pé de manga.
Mas, com curiosidade que eu estava, e que ainda vou para o serviço, eu pensei em dar uma olhada primeiro pelo site do google street view para ver se nas imagens teria ela.
E o resultado, deu certo, a mangueira aparece sim, nas imagens.
 
Marcos Kaoru Sawada em 17/07/2013 12:14:23
Só esclarecendo, o pé de manga não tem 200 K, não está em local que fira alguma pessoa, quando muito pode quebrar telhas da cozinha do prédio, não tem fiação próxima, nem carros e nem é local de transito de pessoas que as exponha à riscos. E por estar em um vaso de proporção média, sua raiz impede que cresça além do que já está.
 
Olga Lara em 17/07/2013 11:16:03
Eu já vi o xodó dela (mangueira), não oferece risco nenhum à população, embaixo são telhas que se forem quebradas ela arca com tudo eu tenho certeza.
 
simone conde em 17/07/2013 11:02:43
É diferente e admirável, esquisito eu diria, mas não está certo, a estrutura do pé, e a curvatura do galho, indicam que esse galho vai quebrar, e aí vai cair aonde? em quem? Se fosse minha vizinha eu não iria querer um galho caído no meu imóvel.
 
Rubia Oliveira em 17/07/2013 10:44:29
realmente a história é bem interessante, até o momento em que cair na cabeça de uma pessoa, aí não adiantara chorar, é um perigo esta arvore a moradora deveria ter o bom senso.
 
Joao Ximenes em 17/07/2013 10:38:37
Querida Olga, sabia que um dia você e suas plantas virariam notícia. Adorei a reportagem, parabéns!!
 
Tatiana Fernandes em 17/07/2013 10:12:51
Ela poderia constatar alguém que a ajudasse a colher esses frutos de forma segura. Por exemplo, seria uma boa ideia amarrar sacos de tela a eles; fixando-os nos galhos para que ao caírem que seja seguro, caindo direto nas cestinhas de tela.
 
Raquel Fagundes da Silva em 17/07/2013 10:10:15
Janaina pelo que deu pra perceber pela matéria, embaixo são telhados de construções laterais. Não passa ninguém.
 
Kelli Andreatta em 17/07/2013 10:03:11
Nossa cidade e o mundo precisa de gente que goste de plantar porque a maioria das pessoas quer sombra e frutos mas não quer plantar. O problema é que não dá para plantar ou criar qualquer animal em qualquer lugar, por mais que a gente goste porque pode dar problemas sérios. A velocidade que uma manga chega ao chão desta altura pode machucar seriamente uma pessoa. Imagina uma criança. Nas calçadas é preciso pensar bem na fiação elétrica, espaço, tipo de planta, etc. D. Olga está de parabéns por gostar de plantar mas é preciso cuidado porque desta maneira vai ter alguns problemas. Procure orientação porque existem muitas plantas que podem ser cultivadas em apartamento sem problema algum.
 
Paulo Lemos em 17/07/2013 10:03:08
Que bacana,que lindo, que maravilhoso.. Só que ela sabe o risco que está causando às pessoas que passam lá embaixo.. se matar ou machucar alguém, é com dolo. Será que vale a pena? Vamos descer este vaso de pé de manga?
 
Janaina Souza em 17/07/2013 09:30:08
Não é a toa que não se ouve sobre plantas deste porte em apartamento, com tantas telhas quebradas acho interessante que até o momento ninguém atentou ao perigo às pessoas (porque não providencia uma tela para que os frutos não caiam no solo?) e à estrutura, visto que mesmo no atual tamanho a árvore já deve pesar mais de 200 kg!! E só tende a crescer!Aos demais condôminos, atentar que há um peso estipulado pela própria construtora por m2...
 
Marcos Rumolli em 17/07/2013 08:42:32
acho inviável e perigoso, não deve colocar arvores de grande porte em apartamento, alem do peso se perigoso, e quando as frutas caírem na cabeça de quem estiver lá em baixo, como fica.
 
jose ricardo rabenhorst em 17/07/2013 08:20:54
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.