ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

Grupo "Dividir Moradia em Campo Grande" ajuda desconhecidos a cortarem despesas

Evelise Couto | 01/05/2015 07:56
Joey (Matt LeBlanc) e Chandler (Matthew Perry), em episódio de Friends.
Joey (Matt LeBlanc) e Chandler (Matthew Perry), em episódio de Friends.

Dia desses, assisti pela milésima vez (não me julguem!) ao episódio de Friends que conta como Joey (Matt LeBlanc) e Chandler (Matthew Perry) acabaram morando juntos. Em grandes cidades é comum as pessoas dividirem a moradia.

Em plena década de 90, Chandler resolveu colocar um anúncio no jornal procurando por um companheiro para dividir a casa e as despesas. Apareceu gente louca, claro, mas também pessoas que podiam facilitar bastante o dia a dia do personagem. No fim - eu não vou contar o episódio porque recomendo que você assista, é muito bom! - ele acaba escolhendo Joey com quem mora em 6 das 10 temporadas do seriado e tem uma amizade e convivência excelente e muito engraçada!

Se fosse hoje, Chandler não precisaria recorrer aos classificados no jornal, poderia facilmente usar a nossa querida Internet! Essa semana, por exemplo, me deparei com um grupo que ajuda e muito a galera que quer morar sozinha, mas que procura uma companhia para dividir a casa aqui na nossa Cidade Morena. É o “Dividir Moradia em Campo Grande -MS”. Eu, particularmente, nunca pensei em dividir meu cantinho com algum desconhecido, como é a finalidade do grupo, mas é impressionante como as pessoas procuram por essa opção.

O grupo foi ideia do fotógrafo e assessor de marketing Junior Mohr, de 27 anos. No início ele convidou apenas alguns conhecidos que tinham interesse em dividir o teto, cerca de umas 10 pessoas, hoje somam mais de 200 membros, a maioria jovens. , segundo ele, vale muito a pena, pois já viu diversas pessoas arrumando boas parcerias graças ao grupo. Ele mesmo já dividiu o apartamento onde mora com quatro pessoas diferentes.

Mas, será que é uma boa ideia mesmo isso de viver com alguém que você nem conhece? Segundo Junior, além de ser uma experiência muito bacana de troca e de relacionamento, às vezes é até uma vantagem. “Quando você conhece as pessoas, é mais difícil exigir prazos de entrega, de pagamento ou de dividir tarefas domésticas.”

Ah, e não precisa nem falar, né? É preciso muito cuidado na hora de escolher o companheiro de casa. O fotógrafo conta que faz muitas perguntas na hora da “entrevista”, desde os hábitos do indivíduo até aspectos da família do candidato. “Se a pessoa não trabalha já é ‘game over’ na hora”, afirma.

Além dos posts da galera que procura ou oferece moradia, o grupo traz ainda discussões que podem te ajudar até mesmo na hora de decidir se é uma boa para você entrar nessa situação ou não. A resposta vencedora - com folga - da enquete “O que mais dá problema em dividir casa com mais gente?”, até agora tem sido o atraso no pagamento das contas, seguida de divisão de tarefas domésticas e a falta de privacidade.

Mas por quê as pessoas procuram dividir moradia? A primeira resposta é, sem dúvida, a questão financeira. Sustentar uma casa e suas despesas totalmente sozinho pode ser bastante pesado, principalmente para quem precisa estudar ou está em busca de uma colocação em sua carreira. Mas não dá para negar que morar com mais uma pessoa traz uma sensação de segurança (quando a parceria é saudável, claro) e afasta um pouco o fantasma da solidão. Às vezes, segundo Junior, você ganha amigos para vida toda.

O grande ‘xis’ da questão é encontrar um equilíbrio nesse convívio. Uma lição e tanto de respeito e desprendimento. Uma ótima oportunidade para cativar, ser cativado e amadurecer.

E você, divide ou dividiria sua casa de um com mais alguém? Conta pra gente lá na nossa fanpage.

*Evelise Couto é jornalista, colaboradora do Lado B e autora do blog Casa de Um.

Nos siga no Google Notícias