ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Maria perdeu irmã em dia de derrota na Copa e hoje alivia saudade colorindo rua

Duas tristezas em um mesmo dia e uma saudade que ela carrega no peito até hoje

Thailla Torres | 05/07/2018 06:20
Dona Maria continuou apaixonada por Copa do Mundo e mundial virou inspiração para lembrar do que a irmã mais amava. (Foto: Fernando Antunes)
Dona Maria continuou apaixonada por Copa do Mundo e mundial virou inspiração para lembrar do que a irmã mais amava. (Foto: Fernando Antunes)

Uma tragédia não destruiu o amor de dona Maria Ferreira Vagner, de 71 anos, pela Copa da Mundo, para quem o Mundial está marcado para sempre na história de vida. Era domingo, 24 de junho de 1990, quando a aposentada recebeu a notícia que a irmã caçula havia partido em um acidente de ônibus. No mesmo instante, viu o Brasil ser eliminado da Copa pela Argentina, com um gol do Cannigia. Duas tristezas em um mesmo dia e uma saudade que ela carrega no peito até hoje.

Na série "O que ficou de quem partiu", ela conta mais que uma relação com o futebol, é a lembrança de uma cumplicidade entre irmãs que a imprudência tirou, mas é lembrada com amor. Rosa Maria Ferreira do Nascimento era a caçula dos oito irmãos da família. À época ela tinha 18 anos e prometeu à Maria que jamais assistiria uma Copa sem ela. Mas naquele dia, ela não chegou para a partida.

A irmã faleceu em um acidente com outras 22 pessoas na BR 163. (Foto: Fernando Antunes)
A irmã faleceu em um acidente com outras 22 pessoas na BR 163. (Foto: Fernando Antunes)

"A gente sempre amou Copa do Mundo, era aquela festa em casa quando o Brasil jogava. E naquele fim de semana ela resolveu ir para Nova Alvorada, quis ir de ônibus e eu pedi para que ela viesse de carona", lembra.

Rosa viajou numa sexta-feira e prometeu que estaria de volta no domingo. Sem ouvir o pedido de Maria, embarcou em um ônibus para chegar a tempo em Campo Grande. "Mas no meio do caminho aconteceu um acidente. Foi ônibus e carreta", lembra com a foto preferida de Rosa em mãos. "Ela sentava na primeira poltrona, além dela, morreu o motorista e outras 22 pessoas estavam no ônibus", conta.

Embora o acidente tenha ocorrido durante a tarde, na BR-163, a notícia só chegou à família no início da noite. "Foi aquela preocupação porquê não tinha notícias. E quando chegou foi uma tristeza muito grande. Tinha visto o Brasil perder naquela tarde e depois perdi minha irmã caçula".

Superação - Mas ao ouvir Maria falar da irmã e mostrar a decoração verde e amarelo por toda casa, no bairro Moreninha, parece que a alegria de Rosa continua aqui, no jeitinho fiel Maria ao torcer para a Seleção Brasileira. 

Decoração para Copa do Mundo 2018 na casa das Moreninhas. (Foto: Fernando Antunes)
Decoração para Copa do Mundo 2018 na casa das Moreninhas. (Foto: Fernando Antunes)

"Foi um ano de muita tristeza, eu não sabia o que pensar naquela época. Parece que a Copa do Mundo pra mim tinha acabado, mas quando chegou 1994, resolvi pintar e colorir tudo de novo. Acho que foi isso que aliviou um pouco a saudade", descreve. 

Desde então dona Maria não para. A cada quatro ano o verde e amarelo toma conta da rua. A tradição foi passada para os filhos que reuniram a vizinhança para colaborar na torcida. "Houve ano da gente encher essa rua de bandeirinha, pintar a porta da casa e até enfeitar a árvore. Tem ano que a decoração é menor, mas a gente nunca deixa de enfeitar".

O exemplo é a casa de Maria que tem bandeira pintada na parede, pendurada na janela e estrelas verde, amarelo e azul no teto. O portão também está com a pintura da Copa de 2014 e por sorte não houve 7 a 1 que abalasse a torcida. "Esse ano gastamos 15 latas de tinta para pintar tudo e o mais legal é que todo mundo daqui ajudou, adultos e crianças".

No dia de jogo, tem união e até churrasquinho na porta de casa. Seu Catarino Lino, de 78 anos, e a esposa Leontina Valêncio, de 88, são os primeiros a entrar na torcida. "Copa do Mundo é a nossa alegria e eu sou Brasil até o fim da vida", diz Leontina. A camisa de torcedor é usada até nos dias de semana e a felicidade é saber que na próxima sexta-feira, a turma terá chance de ver a partida novamente.

"Olha, é uma emoção tão grande que a gente fica até de coração apertado. Mas é gostoso ver todo mundo reunido, torcendo e brincando. Tomara que seja assim até o nosso Brasil vencer".

Para dona Maria, graças a família, aos vizinhos e a alegria de uma Copa do Mundo, hoje ela consegue conviver com a saudade de maneira mais tranquila. A tristeza deu lugar aos bons momentos que um dia ela e irmã passaram juntas. "Eu nunca esqueci dela, lembro todos os dias. Mas na Copa tudo é ainda mais especial. Se eu mudar para um chácara, até lá vou dar um jeitinho de enfeitar".

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Turma é animação a cada quatro anos na rua Manajó no bairro Moreninha II.  (Foto: Fernando Antunes)
Turma é animação a cada quatro anos na rua Manajó no bairro Moreninha II. (Foto: Fernando Antunes)
Nos siga no Google Notícias