ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Na feira, roda de conversa fala de sexualidade cristã, mas plateia fica tímida

É difícil falar sobre o tema sem criar um tabu, preconceito e gerar discurso de ódio

Alana Portela | 22/04/2019 08:05
Várias pessoas participaram do roda de conversa sobre sexualidade na Feira Central (Foto: Paulo Francis)
Várias pessoas participaram do roda de conversa sobre sexualidade na Feira Central (Foto: Paulo Francis)

No vai e vem de uma noite na Feira Central, a roda de conversa propõe a discussão sobre relacionamento e sexualidade cristã. Mas pelo tema já dá para imaginar que o debate não vai ser tão aberto quanto o assunto exige ser. A plateia fica tímida, quase sem nenhuma pergunta para as mediadoras, Débora Mariano do Ministério Deep 5 e Amanda Secco da Igreja Morada. A questão entre quatro paredes ainda é tabu pesado entre quem não sabe lidar com fé e desejo sexual ao mesmo tempo.

“Aquele que quer trazer o filho para o ensino cristão, às vezes, tem algumas dúvidas sobre o tema e como proporcionar isso sem criar nenhum tabu, preconceito e sem trazer o discurso de ódio. Como orientar de uma forma mais livre e responsável, de modo a proteger as crianças das situações de riscos”, diz Débora a respeito do debate.

O assunto é um tanto quanto polêmico, visto que quando mistura sexualidade e religião, muitos ficam receosos em falar, por medo de serem julgados, diz Débora. No entanto, ela insiste na discussão, inclusive, sobre o sexo antes do casamento. “Cada um é livre para fazer o que quer, no Brasil não é contra a lei fazer sexo antes do casamento. Não é ilegal, desde que ocorra com o consentimento de ambas as partes”, destaca.

Débora relata que as dicas são dadas de acordo com o desejo da pessoa. “Se quer orientação bíblica, traremos dentro daquilo que deseja saber. A pessoa é livre para fazer o que quer."

Mas não adiantou, apesar da roda de conversa ter sido realizada justamente para tirar dúvidas e fazer alguns apontamentos, poucas pessoas se sentiram à vontade para interagir com as mediadoras.

“Foram poucas as dúvidas, mas as perguntas foram mais voltadas a curiosidade do que é o trabalho. Recebemos algumas perguntas, principalmente de pais querendo ter uma orientação, devido os filhos”, contou. Para Débora, o fato de falar sobre sexo e religião não dificulta o bate-papo.

“Acredito que não é difícil para todas as pessoas debaterem, mas não somos ensinados a falar sobre certas coisas. Em casa, não se fala sobre dores, sexualidade, o que pode e não pode, limites. Quando a família consegue criar na criança um senso de segurança, respeito e amor, elas crescem livres para conversar, independe se o indivíduo está dentro ou fora de uma igreja”, afirma a mediadora.

“Existem pessoas fora igreja que os pais conseguem trazer o assunto para elas. Faz orientações, ensino, segurança, amor e respeito. A Amanda comentou que só foi beijar o marido quando estava no altar. Ela trouxe essa experiência dessa proposta de santidade”, relata Débora.

Débora Mariano foi a mediadora do bate-papo e passou orientações para a plateia (Foto: Paulo Francis)
Débora Mariano foi a mediadora do bate-papo e passou orientações para a plateia (Foto: Paulo Francis)

Papo aberto - Outros temas abordados na roda de conversa, foram abuso sexual e violência doméstica. A ideia das duas é mostrar que estão abertas a receber relatos de vítimas, ou, pelo menos, orientar. “Como resolver questões, por exemplo, de uma pessoa que sofreu abuso e como lidar com isso na vida adulta, são dificuldades que os indivíduos passam e que, muitas vezes, não sabem lidar com isso”, explica Amanda.

Para o representante comercial, Ederson Marcos, 41, que assistiu a roda de conversa, é importante que os adolescentes estejam preparados para discutir o tema. “O assunto é interessante ser abordado. Trabalho com isso dentro de uma igreja, poucas pessoas debatem com qualidade. É necessário acompanhar os casais”, disse.

Ederson também acredita que o tema não é complicado de ser debatido, contudo falta atitude. “Muitos não têm coragem de falar. Não é um tema complicado de ser abordado, mas é preciso conquistar a confiança primeiro”, declarou.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram

Nos siga no Google Notícias