No closet da avó, Ana Beatriz criou aos 16 anos o próprio gloss
Entre testes e improvisos, campo-grandense saiu da produção artesanal para desenvolver fórmula exclusiva
Foi no closet da avó, entre ingredientes comprados pela internet, testes artesanais e poucas unidades vendidas para conhecidos, que Ana Beatriz Munhoz Ortega começou a desenhar o que mais tarde viraria a própria marca. Aos 16 anos, a campo-grandense hoje está à frente da Star by Ortega, mas o primeiro passo veio bem antes de pensar em escala, fábrica ou fórmula exclusiva: foi improvisando com o que tinha e tentando criar um gloss que, desde o início, fosse hidratante e confortável nos lábios.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Aos 16 anos, a campo-grandense Ana Beatriz Munhoz Ortega comanda a Star by Ortega, marca de cosméticos que começou de forma artesanal no closet da avó. Com ingredientes comprados pela internet e vendas para pessoas próximas, ela desenvolveu um gloss hidratante que evoluiu para uma fórmula própria após muitos testes e reinvestimentos. Para Ana, a marca representa identidade e mulheres fortes de Mato Grosso do Sul.
"No começo, no closet da minha avó, tudo era muito orgânico e pequeno. Eu comprava os “ingredientes” pela internet, fazia os glosses de uma forma bem artesanal e vendia principalmente para pessoas próximas. A formulação ainda era simples, mas uma coisa que eu sempre fiz questão, desde o primeiro produto, era que fosse um gloss muito hidratante e confortável nos lábios.
Foi ali, de forma artesanal, que a jovem sul-mato-grossense fez os primeiros glosses, com ingredientes comprados pela internet e vendas restritas a pessoas próximas. “No começo, no closet da minha avó, tudo era muito orgânico e pequeno. Era literalmente começar com o que eu tinha e ir entendendo, aos poucos, até onde aquilo poderia chegar”, conta.
A escolha pelo gloss também não veio de uma pesquisa de mercado ou de uma estratégia complicada. Era um produto que já fazia parte da rotina dela e aparecia nas maquiagens de que mais gostava.
“Eu queria criar algo que eu realmente usaria e com o qual me identificasse. A Star não começou a partir de uma pesquisa sobre ‘qual produto vender’, mas de algo que já fazia parte de mim”, explica.
Com o tempo, a ideia deixou de ser apenas vender um cosmético e passou a envolver identidade, nomes, cores e uma linguagem própria. Ana queria que seu gloss tivesse personalidade e que quem comprasse o produto se reconhecesse naquele universo.
“Desde o começo, eu não queria que a pessoa simplesmente comprasse um gloss. Queria que ela se identificasse com tudo o que existe por trás dele. A Star tem personalidade”, afirma.
O salto entre o produto artesanal e uma fórmula própria exigiu mais do que criatividade. Vieram testes que não deram certo, problemas com embalagem, decisões revistas e muito dinheiro reinvestido no projeto.
“Eu trabalhava bastante para conseguir dinheiro e reinvestir na marca. Não foi uma mudança de um dia para o outro. Foram testes, erros, investimentos e muita persistência até conseguirmos chegar ao produto que temos hoje”, relembra.
A pouca idade também obrigou Ana a aprender rápido. Sem pessoas próximas que conhecessem o mercado de cosméticos, ela passou a pesquisar, conversar com profissionais e entender na prática cada etapa do negócio.
“Eu fazia, errava, aprendia e fazia novamente. Foi realmente aprender na raça, e acho que isso também me fez conhecer profundamente cada etapa da Star”, diz.
Hoje, aos 16 anos, Ana vê a marca como algo maior do que um gloss. Para ela, levar um produto criado em Mato Grosso do Sul para outros lugares também significa carregar referências das mulheres com quem cresceu.
“Minha família é sul-mato-grossense, eu cresci cercada por mulheres muito fortes. A Star também nasceu com essa essência: representar mulheres fortes, autênticas e que têm personalidade. Antes de ser uma marca de gloss, a Star é uma identidade e um estilo de vida”.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e X. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.



