ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Consumo

Convites de casamento: Você sabe quais regras deve seguir?

Karla Lyara | 07/08/2015 06:56
Convites de casamento: Você sabe quais regras deve seguir?

É hora de escolher os convites. São muitas as dúvidas dos noivos no momento dos preparativos. Qual modelo escolher? Que tipo de tratamento usar? Pode colocar apelidos? Existem algumas regras de etiqueta que são válidas na hora de subscrever os convites que, como em tudo, têm as exceções. Muitas acabam adaptadas à realidade, estilo do casal e da celebração.

Samayra Prado Vasconcelos, publicitária e empresária nesse segmento desde 2003, explica que tudo depende se o casamento vai ser tradicional ou moderno. “O convite vai refletir o estilo de como será o casamento. Ele pode ser formal, elegante, divertido, mas os noivos devem seguir um padrão. Por exemplo, se o casamento for tradicional, o convite deve ser tradicional ou clássico, e o tratamento aos convidados deverá ser com caligrafia”, recomenda.

Para os convites tradicionais, caligrafados, o nome do homem vem antes do nome da mulher, "João Silva e Sra". Já se o casal não compartilha o sobrenome, você pode colocar os dois separadamente “João Silva e Maria Souza”. A Expressão “Sr. e Sra.” está em desuso, mas é uma decisão dos noivos usar ou não.

No caso de convidar um casal e todos os membros que moram com eles, ou pais e seus filhos, utilize a expressão “e família” logo após o nome do homem. Exemplo. “João Silva e família". No entanto, se os filhos adultos solteiros ou casados não moram mais com os pais, o recomendado é que eles recebam seus próprios convites, separadamente.

Muitas noivas perguntam se os pais recebem convite. Claro que sim, eles são daqueles que guardam para toda a vida essa lembrança. Para pais e avós pode-se usar uma maneira mais carinhosa como “Aos queridos pais...”, “Aos queridos avós...” ou “Vovô João e vovó Joana”, “Vó Maria”. 

Modelos mais descolados.
Modelos mais descolados.
Inclusive, com fotos.
Inclusive, com fotos.

Os padrinhos também recebem convites, separados dos demais membros da casa, afinal eles são figuras importantíssimas para a celebração. Quando o casal opta por dar uma lembrança ao convidá-los, isso não isenta o convite, eles devem receber a lembrança de padrinhos e também o convite.

Apelido pode? Samayra orienta que se os noivos forem mais descolados pode sim, sem problemas. “Atendi um casal de universitários de outro estado e na faculdade o aluno já entra e ganha um apelido. Então, o noivo quis colocar em vez dos nomes dos amigos, os apelidos usados durante os quatro anos de faculdade. Foi uma forma íntima”, conta.

Em relação ao prazo de entrega, o ideal é enviar para os convidados de fora com 60 dias de antecedência e aos da cidade em torno de 45\30 dias antes.

E essa visão de que “Convite é uma coisa que todos jogam no lixo mesmo”, é relativa. Digo sempre para os noivos que durante o planejamento eles decidem o que são prioridades para investirem, mas o convite remete “a cara” do evento, é o primeiro contato dos convidados com esse momento tão especial.

A primeira impressão é a que fica, por isso a importância de escolher com carinho.

Convites de casamento: Você sabe quais regras deve seguir?

*Karla Lyara é jornalista, cerimonialista, assessora de eventos, personal bride e colaboradora do Lado B.

Nos siga no Google Notícias