ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 19º

Consumo

Tudo o que você precisa saber para usar a panela de pressão sem medo

Por Paula Maciulevicius Brasil | 06/05/2020 06:12

Só eu que tenho medo de panela de pressão, gente? 

Manual do Lado B pretende deixar longe o medo da panela de pressão. (Foto: Arquivo Pessoal)
Manual do Lado B pretende deixar longe o medo da panela de pressão. (Foto: Arquivo Pessoal)

Ao fazer essa pergunta em alguns grupos de amigos, recebi como resposta um sonoro "não", carregado de histórias de gente que até já viu uma panela explodir e derrubar o teto da cozinha. Em plena quarentena, quando muita gente tem ido para o fogão, a troca de receitas pode ser uma boa para a criatividade. Como nunca nem cheguei perto de uma panela de pressão, este era o empecilho de várias receitas que tentaram compartilhar comigo.

Decidi que ia perder o medo, e ajudar até meu amigo que só come feijão quando a sogra faz, por exemplo, justamente pelo pavor que ele cultivou do instrumento. Outro amigo, esse jornalista que só faz polícia, disse que o trauma é antigo. Veio da mãe, que nunca deixou que ele se aproximasse da panela, principalmente se ali houvesse feijão. "Ela sempre me botou medo e me proibiu de mexer. Virei um adulto complexado. Nunca cozinhei um feijão na vida", brinca.

E o medo é geral. Pega homem, mulher mãe ou não. "Nem panela de pressão eu tenho". "Eu sempre imagino que vai explodir", são as frases mais comuns.

Escritora, Tânia Souza conta que o medo se faz presente porque ela já viu uma explodir. "Não me pergunte como, mas quebrou o telhado que era daquelas folhas de Eternit, e amassou o fogão. Quando a panela faz um barulhinho estranho eu já preparo a corrida", relata.

O acidente foi na infância, e com medo mesmo ela vai pra cozinha. "Eu uso sempre. É só cuidar para a borracha estar certinha, aquele pino estar bem encaixado, mas qualquer barulho estranho, já fico atenta", recomenda.

Até fui atrás para ver quantas notícias já demos sobre acidentes envolvendo explosão da panela. O último que o Campo Grande News fez matéria foi em 2018, depois que uma panela explodiu em uma escola pública do bairro Tiradentes, em Campo Grande, deixando uma das funcionárias com queimaduras de segundo grau.

O Corpo de Bombeiros não registrou episódios de repercussão nos últimos meses, mas reforça a recomendação: Em caso de panela de pressão, sempre verificar a vedação, borracha e o pino, e se não tem amassados na panela, porque há risco até nestes pequenos amassados. Se houver avarias, pequenas que sejam, descarte o uso da panela.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Foi uma amiga de redes sociais, Mary Accioli, (aliás, muito obrigada, Mary), quem me disse que só perdeu o medo depois que trabalhou em uma loja que vendia a panela na 14 de Julho, logo depois da Mato Grosso, e aprendeu certinho como usar. O papo rolou quando ela postou uma macarrão maravilhoso que ficou pronto em 5 minutos.

Aí eu resolvi ir atrás. Só naquela quadra tem cinco lojas que vendem, entre tanta coisa, panela de pressão. Ao perguntar "como se usa"? A expressão foi incrédula da parte do primeiro vendedor, mas ele fez questão de explicar. "Você vai colocar água dentro do que for usar até cobrir, e vai deixar, por exemplo em torno de 15, 20 minutos com aquela água, quando pegar pressão, deixa mais uns 10 minutos, desliga o fogo, e deixa sair toda a pressão erguendo o pininho".

Nunca deixe de lavar a válvula ou pininho (como você quiser chamar).
Nunca deixe de lavar a válvula ou pininho (como você quiser chamar).

"Perigo? Não tem não, só não coloca debaixo da torneira, e tem que encaixar bem a panela", orienta.

A recomendação também é em cima da borracha. O desgaste varia conforme o uso, mas assim que a pressão não estiver pegando ou se levar um tempo a mais do que o normal, está na hora de trocar.

Na segunda loja, o simpático atendente diz que o primordial é higienizar a válvula.

"Você vai tirar, ela é rosqueada, e limpar. Ali entra caroço, casca de feijão, por isso acontece de explodir. As pessoas esquecem de fazer a limpeza", explica.

Até pedi para ele gravar um vídeo, ensinando exatamente como limpar:

Por fim, as dicas importantes são:

Nunca tente abrir a panela antes de deixar todo o vapor sair;

Não use nenhum dos "truques" como o garfo ou colocar a panela debaixo da torneira para acelerar a saída do vapor;

Respeite as quantidades mínima e máxima da panela, porque isso também pode alterar o funcionamento dela, por exemplo: nunca preencha mais do que 2/3 da panela (já contando com a água);

Se perceber qualquer sinal de escape de vapor pelas laterais da tampa, troque a borracha.

Agora que o Lado B já te livrou do medo da panela de pressão, bora trocar receitas? O que de mais bacana você já fez usando a panela de pressão? Manda pra gente no Facebook, Instagram, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas, o WhatsApp do Campo Grande News, 99669-9563.