ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Diversão

Bonito ganha música, mas também as lendas tomam conta da cidade até o dia 4

Paula Maciulevicius | 31/07/2013 16:37
O palco montado na última quinta recebe esta noite os artistas Renato Teixeira e Sandra de Sá. (Fotos: Marcos Ermínio)
O palco montado na última quinta recebe esta noite os artistas Renato Teixeira e Sandra de Sá. (Fotos: Marcos Ermínio)

A poucas horas de Bonito virar palco de música, dança, teatro e causos, o que se ouve ainda não é o som da 14ª edição do Festival de Inverno e sim o barulho dos martelos que estão nos últimos detalhes.

O palco que esta noite recebe os artistas Renato Teixeira e Sandra de Sá está montado desde quinta-feira da semana passada, no entanto há dezenas de funcionários da produção testando luzes e finalizando a estrutura. Para cada show a torre de luz é diferenciada, então haja mão de obra para não fazer parar a cultura e arte na cidade.

Ele, que sustenta as vozes de hoje até o dia 4, mudou de lugar. Saiu da rua e tomou conta da Praça da Liberdade , com isso toda a disposição de espaços e galerias também foi alterada. Tudo para dar maior espaço ao público.

Quem vier a Bonito será recepcionado pelo pai da cultura. Logo de cara, na entrada, um portal com um livro mapeado e o efeito de páginas folheadas durante todos os dias de festival. A sensação, prometida ao público, é de estar você mesmo lendo uma história.

É aos poucos que Bonito vai ganhando vida. A cada minuto que se aproxima da abertura, prevista para logo mais, às 20h, a noite vai prometendo mais, tanto de espectadores como de artistas.

Baseado na lenda da serpente da gruta do lago azul, artistas criam a base de recicláveis. Uma das atrações.
Baseado na lenda da serpente da gruta do lago azul, artistas criam a base de recicláveis. Uma das atrações.

No meio da avenida, uma serpente toma forma pelas mãos de Rodrigo Machado e Padô, artistas do Urban Trech que trabalham a arte a partir de resíduos. Pela primeira vez no Estado, eles pegaram lixo da própria cidade, galões de água, caixotes, restos de madeira e plástico em geral, para brincar e encantar visitantes seguindo a lenda da serpente da gruta.

“A gente costuma pegar mais madeira que vem direto da natureza, não sofre nenhum processo industrial e ainda ajuda a fazer o esqueleto”, fala Rodrigo. A montagem começou ainda na tarde de ontem e vai até perto do horário e que o Festival abre as portas, ou melhor, as páginas do livro.

A dança está com palco separado, os amantes do movimento dos corpos embalados pela música vão ter um cantinho com mais silêncio e calmaria. O túnel deste ano, nada mais é do que a própria serpente da gruta do Lago Azul, lenda de Bonito passada de geração em geração.

De maneira lúdica, a cidade ganhou causos e histórias. Os contos de Monteiro Lobato e do artista da terra, Senhor Marcondes, enchem de palavras quem passar pela Praça. Ele, pai de Narizinho, Pedrinho e da boneca Emília estende a leitura para todas as idades.

“De escrever para marmanjos eu já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças, um livro é todo um mundo”. É um convite para se aventurar pelo mundo dos homenageados deste ano.

E é pelos causos do condutor de comitiva, Sr. Marcondes, que as vivências imaginárias tomam forma pela rua. Contos como o da criança que pediu benção ao padrinho depois de ser retirada da barriga da sucuri. Histórias que até Deus duvida.

E na história da terena Cacai e a lenda das 700 luas, painéis espalham amor e drama pela avenida.
E na história da terena Cacai e a lenda das 700 luas, painéis espalham amor e drama pela avenida.

Programação

PALCO FALA BONITO
Local: Praça da Liberdade
20h - Cerimônia oficial de abertura com homenagens aos representantes dos contadores de histórias Sr. Marcondes e Monteiro Lobato - homenageados do Festival.

21h - Música - Renato Teixeira
Acompanhado por banda completa, o show do artista mescla grandes sucessos de sua carreira com hits da música folk nacional.

• PAVILHÃO DAS ARTES
Local: Praça da Liberdade
Das 20h às 22h - Abertura da exposição e venda de artesanato, livraria, stands institucionais, entre outros.
Espaço Mãos que Criam: demonstração das técnicas artesanais pelos mestres artesãos convidados Aldo Carneiro (MS), Marcelo Simões Barbosa (MG) e Lucilina Lucidato de Carvalho (ES).

• ECOCRIANÇA - MS EM PROSA E VERSO - participação da escritora Sandra Andrade
Local: Praça da Liberdade
Das 20h às 22h - Abertura do espaço voltado para o público infantil, tem o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura e pela produção literária e plástica, utilizando a literatura regional também como um meio de fortalecer a conscientização ambiental através de oficinas práticas, estimulando no público infantil o interesse por atividades culturais.

• PISTA DE PATINAÇÃO NO GELO
Local: Escola Sagrada Família - R. Pilad Rebuá
Das 20h às 22h
A pista de gelo do festival é direcionada para momentos de lazer e descontração das crianças e adolescentes. Entrada gratuita com retirada de ingressos no Centro de Atendimento ao Turista, na Av. Pilad Rebuá mediante troca por uma garrafa pet de 2 litros.

• TÚNEL CENOGRÁFICO - O CAMINHO DAS 700 LUAS
Local: R. Pilad Rebuá
Ambiente cenográfico que liga a Grande Tenda à Praça da Liberdade. São 110 metros de percurso, que contam uma lenda da região de Bonito de forma lúdica e singular. Aberto para visitação 24h durante o Festival.

• JARDIM DAS LENDAS / SERPENTE IMAGINÁRIA Local: Praça da Liberdade
Das 20h às 22h
Interferências públicas e personagens em estátuas vivas das lendas brasileiras.

ARTE PÚBLICA
Local: Praça da Liberdade
Das 20h às 22h
Finalização da escultura “Serpente da Gruta” com materiais recicláveis, concebidas pelo integrantes do Urban Trash - artistas conhecidos por suas inúmeras interferências públicas nas principais cidades do Brasil. O projeto UTA começou em janeiro de 2009 e é resultado da parceria entre os artistas paulistanos Pado e Rodrigo Machado, que se apropriam do lixo urbano para fazer arte.

• ARTE PÚBLICA
Local: Praça da Liberdade
Das 20h às 22h
Instalação “Divina Manifestação Vegetal” Artista Marcello Mea.
Finalização da instalação Divina Manifestação Vegetal, obra de arte que mistura técnicas de pintura, desenho, escultura e materiais diversos como madeira de refugo, plantas, cristais e elementos de fazendas. Concepção e execução do artista Marcello Mea.

• MERCADO MUNDO MIX
Local: Vila Rebuá - R. Pilad Rebuá
Das 20h às 22h
Abertura da exposição e vendas de produtos de moda, design, arte contemporânea e variedades, performances de artistas e DJs de Mato Grosso do Sul e convidados de outros estados brasileiros.

GALPÃO BONITO
Local: Vila Rebuá
Das 20h às 22h
Abertura do espaço que reunirá mostra de artes plásticas, artesanato de Bonito, moda reciclável, roda de tereré, contação de causos, comidas típicas e apresentações musicais (cantorias).

• 22h30 - SHOW SANDRA DE SÁ
Local: Palco da Grande Tenda
Considerada a mãe da música preta brasileira, Sandra de Sá apresenta o projeto “Baculeju da de Sá”, uma roda de groove com seus maiores sucessos.
Entrada franca com retirada de ingressos na bilheteria.

Nos siga no Google Notícias