ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 18º

Diversão

Gabriel Sater assistiu Renascer 3x antes de encarar novo personagem

Para intepretar 'Rachid', ator fez trabalho intenso de preparação e contou com ajuda do pai Almir Sater

Por Jéssica Fernandes | 18/01/2024 07:52
qGabriel Sater interpreta Rachid, personagem libanês em 'Renascer'. (Foto: Divulgação)
Gabriel Sater interpreta Rachid, personagem libanês em 'Renascer'. (Foto: Divulgação)

Em breve, Gabriel Sater estará de volta ao horário nobre da Globo em mais uma novela. Depois de conquistar o público no remake de Pantanal interpretando o violeiro ‘Trindade’ e seu ‘Cramulhão’, o cantor dá vida ao personagem ‘Rachid’ em 'Renascer’.

Sucesso de Benedito Ruy Barbosa, a novela foi exibida pela primeira vez em 1993. A nova versão, que é escrita pelo neto Bruno Luperi, estreia dia 22 de janeiro e irá substituir ‘Terra e Paixão’. Além de Gabriel Sater, o elenco é formado por Almir Sater, Humberto Carrão, Marcos Palmeira, Juliana Paes,  Sophie Charlotte, Xamã e vários outros.

Ao Lado B, Gabriel Sater fala sobre o personagem, a preparação para o interpretar na nova versão e o quanto é fã da novela que assistiu mais de três vezes. Por gostar da dramaturgia escrita por Benedito, o ator começa falando o quanto ficou feliz com o convite de Bruno para fazer parte de Renascer.

Ator fez trabalho intenso de preparação para viver o mascate. (Foto: Divulgação)
Ator fez trabalho intenso de preparação para viver o mascate. (Foto: Divulgação)

“Eu fiquei muito lisonjeado porque a novela original assisti várias vezes, era uma das minhas prediletas. A novela é uma das melhores de Benedito e depois de Pantanal é uma das minhas favoritas. Eu não esperava esse convite porque tinha acabado de fazer Pantanal, mas quando recebi esse convite do Bruno fiquei muito feliz. É mais um sonho realizado”, destaca.

Rachid, que é descrito como um personagem especial pelo ator, é um libânes que foge do próprio país e termina em Ilhéus, na Bahia. Na versão original, o mascate tem papel fundamental logo no primeiro capítulo quando salva a vida do jovem José Inocêncio.

Gabriel ainda não pode dizer se o mesmo deve acontecer no remake, porém dá mais detalhes sobre o personagem que em 1993 era conhecido pelo famoso jargão ‘Turco não, libanês’.

“É um libanês e realmente é um mascate, um comerciante que vem em busca de prosperidade para no futuro quem sabe voltar para a terra natal. No Brasil, ele acaba tendo uma série de aventuras e inclusive talvez uma dessas. É um personagem muito complexo, muito solar. Ao mesmo tempo que é sofrido por vir de um país de guerra, ele traz uma felicidade, esse lado solar, é uma virtude que faz ele prosperar na vida de comerciante”, diz.

Na regravação, Rachid será vivido na primeira fase por Gabriel Sater e na segunda por Almir Sater. Pai e filho dão vida ao mesmo personagem, mas de formas diferentes já que na trama vários anos se passam e muitas histórias acontecem até a volta de Rachid para Ilhéus.

Logo na primeira fase da novela, o público deve assistir um Rachid que ainda está aprendendo sobre o novo país e a forma como se comunicar nele. O idioma, o sotaque são características importantes do personagem que Gabriel precisou captar para esse trabalho.

O cantor passou meses praticando e sendo preparado pela professora de prosódia Iris Gomes, que na novela original fez o mesmo trabalho com o ator Luis Carlos Arutin. Além dela, Gabriel contou com o apoio de um professor de árabe, o Haci.  “Eu fiz uma preparação para o Rachid muito intensa porque era um personagem difícil de prosódia porque é um imigrante que ainda está aprendendo a falar português. É diferente do caso do meu pai porque vai ter passado 35 anos dentro do Brasil”, explica.

Apesar de Gabriel e Almir Sater não aparecerem juntos na novela, como aconteceu em Pantanal, os dois conversaram muito sobre o personagem. Gabriel diz que o pai também o auxiliou na construção do Rachid e suas nuances.  “Ele me ajudou muito na questão da prosódia porque ele conviveu com muitos parentes que vieram de fora. Em casa, ele sempre teve muito contato com esse tipo de cultura e esse tipo de prosódia. Ele me ajudou  e conversamos muito sobre o personagem”, afirma.

Almir, segundo ele, está empenhado para interpretar o comerciante libanês que na segunda fase aparece em mais cenas da novela. “Ele já começou a algum tempo atrás a estudar os textos pra valer porque o Rachid na segunda fase tem uma proporção grande de volume de textos, cenas e importância na história. Ele está se dedicando, estudando e viajando com o texto na mão", conta.

Gabriel já finalizou sua parte nas gravações de Renascer e agora está na expectativa para ver o resultado do trabalho junto com o público. A expectativa dele é que a novela conquiste a audiência, assim como o conquistou anos atrás na versão original e agora.

“É uma novela que vai resgatar um dos melhores textos do Benedito Ruy Barbosa ainda mais roteirizado pelo talentosíssimo Bruno Luperi. Essa novela vai ser incrível porque é um resgate do Brasil profundo que é tão carente da gente assistir nas telinhas. Eu vou acompanhar de perto a novela inteira e torço para ser um sucesso porque vejo o quanto a equipe está pagando o preço”, frisa.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias