ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Faz Bem!

Academia pode estar ao lado, mas nem isso faz a vizinhança encarar um treino

veja algumas dicas de como transformar a atividade física em hábito

Thailla Torres | 15/08/2017 06:20
Nem a placa de matrículas abertas indicando a novidade na frente de casa estimula alguns vizinhos.
(Foto: Marcus Moura)
Nem a placa de matrículas abertas indicando a novidade na frente de casa estimula alguns vizinhos. (Foto: Marcus Moura)

Nem academia nova na frente de casa é capaz de mudar a rotina de alguns vizinhos que passam longe da musculação e do treino aeróbico. E nos estabelecimentos o número de desistência é ainda mais surpreendente. Mas para quem anda desanimado, a solução para mudar de hábito é estabelecer metas e superar desafios.

Sentada na frente de casa, Claudineia Albuquerque, de 43 anos, confessa que nunca entrou em uma academia, mesmo morando na frente de uma. "Nunca fui e não quero. Falta paciência. Só meus filhos que ficam animados", resume.

Clauidineia prefere a caminhada. (Foto: Marcus Moura)
Clauidineia prefere a caminhada. (Foto: Marcus Moura)
Lorrayne parou há 2 meses. (Foto: Marcus Moura)
Lorrayne parou há 2 meses. (Foto: Marcus Moura)

Já Lorrayne Espíndola, de 21 anos, é o exemplo de quem começou e parou várias vezes. "A gente fica enjoada daquela rotina e cansa também de pagar. Aí acabei largando", confessa.

No Monte Castelo, tem moradora que até encara a situação com bom humor. "Moro na frente da academia e acho que por isso não vou. Se fosse do outro lado da cidade eu iria, só pode ser isso", brinca a dona de casa Sonja Maria Cintra, de 58 anos. Ela até começou academia no ano passado, mas a rotina durou pouco. "Desanimei depois machuquei que meu braço e hoje não posso fazer muito esforço. Poderia fazer uma bicicleta não é? Mas falta ânimo", confessa.

Dono de seis academias na cidade, o empresário Eder Tinoco, de 33 anos, admite que a rotatividade de alunos é grande e os números até assuntam. "Só nessa academia, tenho 6 mil cadastros, mas atualmente pouco mais de 1 mil frequentam. Por cima a gente tem uma base do tanto de gente que já entrou e saiu daqui", diz.

Os motivos que levam a desistência são diversos. "As pessoas chegam aqui achando que o resultado é imediato, mas não é. É preciso paciência, reeducação alimentar e foco para dar continuidade. A gente sempre procura incentivar a união da academia com esses outros requisitos para que os alunos não fiquem desmotivados", pontua Eder.

Menos estresse e mais tempo para ele. Aos 80 anos, Camilo Sandim Souza é um exemplo a ser seguido. Morando em frente a uma academia no Monte Castelo, há 1 ano ele abraçou o exercício físico por recomendação médica e não se arrepende. É a prova que vencer desafios é possível. "Chega uma hora que a gente precisa cuidar da gente. Nunca fui na academia e comecei ano passado, é uma coisa muito boa, refresca nossa mente", diz o aposentado.

Dono de academia, Éder diz que a rotatividade é grande. (Foto: Marcus Moura)
Dono de academia, Éder diz que a rotatividade é grande. (Foto: Marcus Moura)
Seu Camilo é um exemplo a ser seguido. (Foto: Marcus Moura)
Seu Camilo é um exemplo a ser seguido. (Foto: Marcus Moura)

Solução - Já que para muitos academia é um obstáculo,  o personal trainer Ralf Umeda reforça alguns métodos que podem ajudar a persistir no exercício. Nenhuma dica foge do óbvio, mas quando se trata de dificuldade, o melhor remédio é o desafio.

"Impor metas e vencer desafios tem sido o mais usual para quem deseja persistir. Isso faz com que a pessoa dê continuidade como quem está em busca de um sonho. É como viajar à praia e se planejar o ano todo. Na academia é a mesma coisa, é preciso conhecer o seu objetivo, sua força e impor metas para continuar. Isso trabalha o emocional do aluno para que ela não desista e encontre a frustração pela frente", diz.

Na hora da prática, algumas dicas bem simples também fazem a diferença como por exemplo, fugir da rotina e variar de intensidade. "De fato na atividade física, o aluno precisa descobrir o que lhe atrai e geralmente tudo que é rotineiro cansa e desanima. Por isso, fazer todo dia a mesma coisa dentro da academia pode levar o aluno a desistir". 

Na hora do treino com ajuda de um personal é sempre importante variar de atividades e ritmos. "Variando de intensidades, não manter um único treino intenso, vai torná-lo mais atrativo. Buscar outras atividades dentro da academia como luta, dança ou algo que possa distrair mais também ajuda".

No entanto é preciso cuidado. "Toda e qualquer atividade física na academia deve ser feita com responsabilidade. É necessário que os treinos sejam passados por um personal da maneira correta, respeitando os limites de cada aluno".

Curta o Lado B no Facebook.

(Foto: Marcus Moura)
(Foto: Marcus Moura)
Nos siga no Google Notícias