ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Games

Senna também deixou sua marca no mundo dos games. Veja jogos com o tricampeão:

Edson Godoy | 01/05/2014 07:35
Hoje o Brasil lembra os 20 anos da morte de um dos maiores ídolos do esporte.
Hoje o Brasil lembra os 20 anos da morte de um dos maiores ídolos do esporte.

Ayrton Senna da Silva. Um dos maiores (senão o maior) ídolo do esporte brasileiro. Um dos grandes pilotos de Frmula 1, aclamado não só por brasileiros, mas pelo mundo todo. Um ser humano que era exemplo de dedicação, garra, força de vontade, bem como de humildade e de generosidade. Nesse 1º de maio, data em que lembramos o vigésimo aniversário de sua morte, nada melhor que “linkar” o nosso tricampeão mundial com o mundo dos games. E acredite, temos muito a falar sobre isso.

Ayrton Senna chegou à Formula 1 em 1984. Daquele ano, até 1991, todo jogo lançado com licenciamento da FOCA (administradora da F1 na época) e que tinha os pilotos oficiais, tinha também o nosso campeão. Como na época eram poucos os games que traziam a chancela oficial da Fórmula 1, principalmente, porque naquele tempo videogame ainda não era tratado como o que é hoje – a maior indústria de entretenimento no mundo, a presença dos pilotos era rara. Entre os poucos jogos, podemos citar: Overtake (computador Sharp X68000); F-1 Sensation (Famicom/Nes); F1 Circus 92 (PC Engine/Turbografx 16); Satoru Nakagima F1 Super License (Mega Drive/Genesis); e F-1 Grand Prix 1 e 2 (Super Famicom/Super Nintendo).

Todos foram lançados apenas no Japão, país reconhecido pela paixão pela F1, especialmente por Ayrton Senna. Quem não tivesse acesso aos jogos japoneses naquela época, ficava a ver navios (hoje qualquer um pode apreciar esses jogos através da emulação).

Foi então que no final de 1991, ano do último dos três títulos de Senna, durante o GP de Suzuka no Japão, que Ayrton assinou um contrato com a SEGA para a produção de um jogo com sua assinatura, idéia que partiu da representante da SEGA no Brasil, a Tec Toy. O jogo seria Ayrton Senna's Super Monaco GP II, lançado para todos os consoles da SEGA à época: Master System, Game Gear e Mega Drive no ano seguinte (1992).

Foi produzido com apoio técnico do próprio brasileiro, para se tornar a experiência mais próxima possível da realidade, dentro das limitações de hardware existente. O resultado ficou muito bom. O jogo além de divertido é bastante desafiador, trazendo uma simulação de um campeonato de F1, porém sem equipes e pilotos oficiais, à exceção de Senna. Além das pistas regulares do calendário da F1 de 1991, o jogo traz também a pista da fazenda do tricampeão, bem como diversas vozes dele dizendo frases como “Final lap” e “Keep it up”.

Um dos jogos com o campeão em destaque.
Um dos jogos com o campeão em destaque.

A parte ruim é que com a assinatura desse contrato entre Senna e SEGA, o piloto não mais apareceu em nenhum outro jogo de Fórmula 1, mesmo os licenciados pela FOCA. Veio então o fatídico 1º de maio de 1994 e acabou prematuramente com a vida e carreira de nosso campeão.

Porém, mais uma vez o Japão trouxe 4 novos jogos que levam o nome dele: Ayrton Senna Kart Duel 1, 2 e Special, para Playstation 1; e Ayrton Senna Personal Talk: Message for the Future, para o Sega Saturn. Os primeiros são simuladores de kart, com qualidade apenas mediana. O legal é que trazem, além do jogo, fotos e vídeos que mostram a carreira de Senna. Já o segundo é um documentário, infelizmente todo em japonês.

No final no ano passado (2013) a Sony lançou o Gran Turismo 6 no Playstation 3, prometendo conteúdo exclusivo sobre o tricampeão, porém até agora apenas o capacete e o macacão de Senna estão disponíveis no jogo, o que frustrou muito os fãs do piloto, incluindo, este subscritor.

Outra expectativa frustrada ficou por conta do anúncio de uma produtora de games brasileira, a Reiza Studios, responsável pelo lançamento do game da Stock Car brasileira para PC´s, que anunciou que estava trabalhando em um game sobre o tricampeão em parceria com o Instituto Ayrton Senna, com lançamento previsto para o final de 2012... mas até agora nada... O site da produtora parece não ser atualizado faz um bom tempo.

Uma coisa é certa: jamais esqueceremos de Ayrton Senna, das alegrias e exemplos que ele nos deu, bem como da tristeza que aquele 1º de maio nos causou. Esperamos que mais games sejam lançados com conteúdo do tricampeão. Qualquer novidade nesse sentido com certeza será noticiada aqui no Lado B.

Nos siga no Google Notícias