A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019

03/12/2019 08:03

Família Garcia resgata origens e abre café espanhol em homenagem a patriarca

Onde nada é igual e vende-se até as xícaras, local é forma de agradecer Deonides por nunca desistir e sempre acreditar nos filhos

Alana Portela
André Thompson segurando a porção de Tostada Espanhola (Foto: Paulo Francis)André Thompson segurando a porção de Tostada Espanhola (Foto: Paulo Francis)

Do jeito que Deonides Cecílio Garcia gostava, com muito café e presunto, a família abriu o café gastrobar “Casa do Garcia” em homenagem ao patriarca. A especialidade da casa é a comida espanhola e não ter padrão para despertar a curiosidade, fazendo a freguesia voltar mais vezes. É a Espanha invadindo o bairro Monte Castelo para mostrar aos moradores quem foi o herói que lutou, acreditou e nunca desistiu dos filhos.

Seu Deonides, que morreu em 2017, aos 88 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)Seu Deonides, que morreu em 2017, aos 88 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Deonides foi motorista e criou três filhas. “Crescemos em internato, mas ele nos cuidava sempre. Foi nosso herói, sempre ensinou o certo e o errado, e dizia que o melhor caminho é o estudo”, lembra a filha Diney Garcia Brandão.

Ela recorda que o pai era uma pessoa simples, sem luxo e sabia que a sua maior riqueza eram os filhos. Ora pai, ora mãe, ele conseguiu educar todos com amor e carinho, ensinando o que é honestidade, mais tarde casou-se e teve outros dois filhos.

Como forma de gratidão a tudo que conquistaram graças ao esforço do pai, surgiu a ideia do café gastrobar. “Café era porque ele gostava muito, tanto que aos domingos levava a gente para tomar também, e agora temos essa cultura do café. É o gostinho da infância, pois sentimos muita saudade dele”, afirma a outra herdeira de Garcia, Dinaura Silva Garcia.

Café é servido na xícara com um pedaço de bolinho para adoçar a boca (Foto: Paulo Francis)Café é servido na xícara com um pedaço de bolinho para adoçar a boca (Foto: Paulo Francis)
Tem um armário com várias xícaras que podem ser compradas no local (Foto: Paulo Francis)Tem um armário com várias xícaras que podem ser compradas no local (Foto: Paulo Francis)
Espaço é confortável para qualquer refeição do dia. (Foto: Paulo Francis)Espaço é confortável para qualquer refeição do dia. (Foto: Paulo Francis)

Garcia faleceu em 2017, aos 88 anos, mas antes fez o pedido para que os filhos nunca se separassem e fossem companheiros, além de se ajudarem nos momentos difíceis. “Queria que ficássemos sempre juntos, foi aí que tivemos a ideia de abrir o espaço. A principio seria um pet shop, mas depois optamos pelo café espanhol por conta das nossas origens, já que o papai é filho de espanhol que veio para Campo Grande”, explicam as filhas.

As irmãs resolveram aproveitar a garagem da casa onde o pai morava e Diney pediu ajuda ao genro, André Thompson, para ajudar na proposta. Eles entraram em contato com uma arquiteta e falaram sobre a ideia da homenagem e de resgatar as origens da família, a partir daí as obras começaram.

Foram cerca de dois meses para reformar o espaço e deixá-lo com a “cara” de um local espanhol, que de um jeito acolhedor recebe os clientes, que entram e se sentem em outro país. O teto ganhou luminárias sofisticadas, com lâmpadas de filamento de led que iluminam e decoram o local. Nas paredes estão réplicas de quadro do artista Pablo Picasso, Dom Quixote, e que podem ser comprados.

Quem entra pode se acomodar nas cadeiras e mesas de madeira ou no sofá que fica na parede. No cardápio, as novidades são as comidas espanholas começando pelo bolinho de leite frito, bolinho de paella, tostada espanhola e muito mais opções do menu, assinado pelo chef Marcílio Galeano.

Tostada Espanhola é uma das especialidades da casa (Foto: Paulo Francis)Tostada Espanhola é uma das especialidades da casa (Foto: Paulo Francis)
Bolinho de paella também é servido no café gastrobar (Foto: Paulo Francis)Bolinho de paella também é servido no café gastrobar (Foto: Paulo Francis)
Drink que está sendo testado para servir os clientes (Foto: Paulo Francis)Drink que está sendo testado para servir os clientes (Foto: Paulo Francis)

O espaço abriu há uma semana e toda a equipe está empenhada em conseguir fazer a proposta funcionar. Estão testando os drinks da casa para os clientes ficarem com gostinho de quero mais e retornar mais vezes. Na lista de bebidas tem gim-tônica, vinhos e sangria, um coquetel a base de mistura de vinhos e frutas.

Os valores das bebidas vão até R$ 45,00. Outra proposta da família é não ter padrão, então todas as vezes em que o cliente for ao local o atendimento e o pedido deve chegar de forma diferente, para não cansá-lo.

Enquanto saboreiam, dá para bater-papo com os amigos ou se na hora de pedir o tradicional cafezinho e precisar ir embora, por R$ 20,00 é possível levar até as xícaras que estão à venda no local.

O banheiro é unissex, mas pensado em todos. Com decoração inspirada no arquiteto Antoni Gaudi, os fregueses podem usar o espaço, que tem até fraldário para às mães trocarem os bebês. O café gastrobar funciona de segunda a sexta, das 7h às 21h e aos domingos das 7h às 12h.

Endereço: R. José Antônio, 2291 - Monte Castelo

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

A decoração do banheiro é inspirado no arquiteto Antoni Gaudí e tem até fraldário para as mães trocarem os bebês (Foto: Paulo Francis)A decoração do banheiro é inspirado no arquiteto Antoni Gaudí e tem até fraldário para as mães trocarem os bebês (Foto: Paulo Francis)

Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.