A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 15 de Agosto de 2018

07/05/2017 07:15

No macarrão de comitiva, panela de carne de sol leva suco de laranja

Paula Maciulevicius
Paulo Machado (último da esquerda para a direita) apresentou receita no último episódio de MasterChef.
(Foto: Carlos Reinis/Band)Paulo Machado (último da esquerda para a direita) apresentou receita no último episódio de MasterChef. (Foto: Carlos Reinis/Band)

No último episódio do MasterChef Brasil teve sul-mato-grossense apresentando receita tipicamente pantaneira. O chef de cozinha Paulo Machado dividiu a tela com outros especialistas de estados do Centro-Oeste, no programa que focou nos pratos desta região.

Convidado desde a primeira edição do programa, por ser referência na cozinha pantaneira, Paulo Machado levou o "macarrão de comitiva". Prato que ele come desde menino nas festas de fazenda da família e que aprendeu a fazer com um grande mestre das comitivas, o Helinho.

"Escolhi para representar Mato Grosso do Sul por ser uma receita pouco valorizada e ele é muito consumido, principalmente nas fazendas e comitivas e é um prato frágil e gostoso de fazer. Por não darem o valor devido, ele pode se perder", justifica o chef.

A receita aprendida com o Helinho da Comitiva foi adaptada. "Cada pessoa vai fazendo de um jeito e eu acabei usando da licença poética para colocar laranja", explica Paulo. O suco da laranja misteriosa, tipo usado especialmente no tempero da linguiça de Maracajú, entra na panela assim que a carne, depois de corada, forma aquela borra ao fundo.

"Se você coloca água para soltar, não vai ter todo sabor. Usar líquido ácido ou álcool para puxar o sabor do fundo da panela é o que os franceses chamam de "deglaçage", conta.

Na falta da laranja misteriosa, Paulo indica acrescentar limão ao suco, para manter o sabor cítrico.

Prato do chef acompanha linguiça de Maracajú, farinha de mandioca e vinagrete. (Foto: Reprodução/Facebook)Prato do chef acompanha linguiça de Maracajú, farinha de mandioca e vinagrete. (Foto: Reprodução/Facebook)

Anote a receita aí. O prato serve bem até seis pessoas: 

Ingredientes
450 g de carne de sol
400 g de macarrão comprido (espaguete)
30 ml de suco de laranja
15 ml de azeite de oliva
4 dentes de alho
Água quente a gosto
Cheiro verde picado a gosto

Modo de preparo
Corte em pedaços pequenos e irregulares a carne e lave em bastante água. Refogue o alho (socado em pilão) no óleo quente. Junte a carne de sol e frite. Coloque o suco de laranja e quando estiver dourada acrescente a massa quebrada em até três partes. Misture bem. Frite sem queimar.

Coloque água aos poucos, sem mexer e cozinhe até que a massa fique al dente. Retire do fogo e deixe descansar por 5 minutos. Sirva com cheiro verde picado. Acompanha linguiça de Maracajú (de carne bovina), farinha de mandioca tostada e vinagrete. 

Curta o Lado B no Facebook.



imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.