A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 22 de Agosto de 2018

08/06/2018 11:55

Novidade da confeitaria para colorir as festas, bolo parece que ganhou bordado

Willian Leite
Bolo decorado com bordado parece até objeto de decoração em doceria (Foto: Willian Leite)Bolo decorado com bordado parece até objeto de decoração em doceria (Foto: Willian Leite)

O novo colorido na confeitaria tradicional chegou a Campo Grande com o Bolo Bordado. Por aqui, casas especializadas ainda não colocaram no menu, mas tem gente que se arrisca a fazer a decoração que remete à cultura mexicana, cheia de tons vivos, flores e contrastes.

No bairro Santo Eugênio, uma confeiteira criativa, descolada e muito curiosa aceitou o desafio e produzir o bolo tendência. Renata Andrade começou seus inventos há quatro anos e não tem medo, inclusive, de adaptar técnicas. “O original é produzido com glace real. Eu usei chantilly e corantes em gel, trabalhei com o bico perlê e eis aí a obra de arte”.

A aparência com certeza surpreende pela delicadeza dos pontos. Apesar da prática, Renata demorou uma hora e meia para finalizar o bordado em um bolo de dois quilos e meio. “O recheio pode ser variado, porque eu utilizei o chantilly estabilizado que aguenta até oito horas fora da geladeira”, explica.

Se a confeitaria tradicional já exige muita técnica e cuidado, a tendência que chegou há pouco aqui na Capital requer concentração especial na hora da confecção, lembra Renata. “Quando vou fazer esse tipo de trabalho eu me isolo, entro em uma espécie de transe, prefiro assim que a inspiração surge e a produção acontece”.

Confeiteira e decoradora de bolo, Renata usou chantily estabilizado para que o bolo suporte até oito horas fora da geladeira. (Foto: Willian Leite)Confeiteira e decoradora de bolo, Renata usou chantily estabilizado para que o bolo suporte até oito horas fora da geladeira. (Foto: Willian Leite)

A técnica é antiga muito usada nos países da Europa. Albaniza da Guia é a expert em Bolo Bordado no Brasil, com mais de 30 anos de experiência em confeitaria, ela mora no Rio de Janeiro. Em sua caminhada na profissão Albaniza fez muitos cursos de aperfeiçoamento fora do país e em um deles conheceu o glace real que é o material utilizado originalmente para fazer esse tipo de decoração em bolos.

De lá para cá começou a ministrar cursos na Capital fluminense para profissionais de todas as regiões do Brasil. “Comprei um macacão na Hungria todo bordado e queria passar para o açúcar, só que não sabia como. Estive num evento na Inglaterra e lá tinha um bolo como esse bordado. Eu enquanto não descobri como fazia não sosseguei. Usei a técnica de artesanato ”, explica.

Além da técnica artesanal, Albaniza afirma que para chegar ao ponto certo é preciso usar o bico de confeiteiro correto no caso o Perlê extra fino. “A partir de um bordado real, utilizando glacê real no ponto certo e bico perlê bem fino, vou reproduzindo o desenho no bolo. Glacê real é uma mistura de claras de ovo, açúcar de confeiteiro e limão, batido no ponto adequado para o trabalho” esclarece.

Em Campo Grande, quem gostar e quiser fazer encomendas, o quilo do Bolo de Bordado, com qualquer recheio custa R$ 90,00 o valor varia de acordo com o recheio escolhido. O telefone da Birgadeiro de Panela é o (67) 30268816.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Veja outros exemplos lindos do estilo:

Novidade da confeitaria para colorir as festas, bolo parece que ganhou bordado
Novidade da confeitaria para colorir as festas, bolo parece que ganhou bordado
Novidade da confeitaria para colorir as festas, bolo parece que ganhou bordado
Novidade da confeitaria para colorir as festas, bolo parece que ganhou bordado


imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.