ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Sabor

Novidade por aqui, Sérgio produz manteiga de kefir, cremosa e probiótica

Receita leva dois dias, mas pede apenas dois ingredientes; confira o passo a passo no Direto da Cozinha

Danielle Valentim | 24/01/2020 08:00
Cremosa, ela derrete no pão com muita facilidade. (Foto: Henrique Kawaminami)
Cremosa, ela derrete no pão com muita facilidade. (Foto: Henrique Kawaminami)

Seja no pão, na pipoca, no milho ou em diversas receitas da gastronomia, resistir ou evitar a manteiga é quase impossível. Agora imagina se essa manteiga é saudável, probiótica, zero lactose e muito cremosa? O Lado B invadiu a cozinha do professor e mestre cervejeiro Sérgio Espíndola, de 37 anos, para descobrir como é a fabricação da manteiga com kefir, da Sofia Artesanal, que leva apenas dois ingredientes e é novidade em Mato Grosso do Sul.

Formado em Física, Sérgio sempre foi apaixonado pela cozinha, principalmente, na área artesanal. Ele também é mestre cervejeiro e, atualmente, dá aulas na Acerva (Associação dos Cervejeiros Artesanais do Mato Grosso do Sul).

Há um ano, enquanto produzia pães de fermentação natural, Sérgio aprofundou os estudos e, em meio a pesquisas, encontrou um tutorial de como produzir manteiga caseira fermentada. “Na receita pedia o uso de iogurte natural, já que a característica dessa manteiga é que seja mais ácida e com teor de gordura maior. Mas na minha pesquisa eu encontrei pessoas de outros países fazendo com o iogurte do kefir, que é natural. Então consegui o kefir para fermentar o creme de leite, inclusive, porque o kefir deixa o iogurte mais ácido. Além de ser uma bebida probiótica, então, com o processo feito a partir dele, a manteiga terá os benefícios de uma manteiga fermentada, quase zero lactose, ainda sobra lactobacilos”, pontua.

E todo mundo que tem aquele prato que faz sucesso na família, pode entrar no "Direto da Cozinha". É só filmar com o celular mesmo, enviar as imagens com a lista de ingredientes e o modo de fazer por escrito, para a gente editar e compartilhar. 

Confira as produções de Sérgio no Instagram.

Confira o passo a passo da manteiga:

Sofia é homenagem a filha de Sérgio. (Foto: Paulo Francis)
Sofia é homenagem a filha de Sérgio. (Foto: Paulo Francis)
Cor amarelinha também é natural da manteiga. (Foto: Paulo Francis)
Cor amarelinha também é natural da manteiga. (Foto: Paulo Francis)

Ingredientes:

3 colheres de sopa de iogurte de Kefir
300 gramas de nata

Modo de preparo:
O passo a passo é simples, porém detalhista. Misture o iogurte à nata e deixe descansar por dois dias.

A mistura deve ser coberta com plástico filme e reservada no armário da cozinha ou em cima da geladeira. Se o recipiente que receber a mistura for transparente o melhor é que descanse num local escuro. Faça alguns furos no plástico.

Depois da pausa você perceberá que a mistura continua a mesma, mas o cheiro ganha uma leve essência cítrica. Também é possível ver o surgimento de um soro.

No terceiro dia, antes de usar a batedeira coloque a mistura na geladeira por duas horas, para que fique gelada. (Isso também facilita a separação da gordura do soro).

Depois é só bater com o auxílio de uma batedeira e aguardar os TRÊS ESTÁGIOS: primeiro se forma uma textura semelhante ao chantilly; na segunda fase o creme talha e se separada do soro. Na última etapa, a manteiga se separa do líquido chamado de buttermilk, ou Leitelho, muito usado nas confeitarias, sem gordura e sem lactose.

Nesse estágio utilize uma peneira para separar a manteiga do buttermilk. Para retirar todo o soro restante, coloque a manteiga peneirada em um recipiente e amasse colocando água gelada. Repita até que a água fica transparente.

Sua manteiga de kefir artesanal está pronta. Se preferir tempere com ervas ou como desejar.
Para aumentar a produção, vale ressaltar que se usa 1 colher de sopa de iogurte de kefir para cada 100 gramas de nata. Cada receita rende até 60% de manteiga.

Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Assista a preparação:

Nos siga no Google Notícias